Foto: Gilson Abreu/Arquivo AEN
Inicia nesta segunda-feira, 2 de junho, o período de vazio sanitário da soja para as regiões Norte, Noroeste, Centro-Oeste e Oeste do Paraná, que integram a Região 2 do escalonamento definido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). A medida segue até 31 de agosto, com a liberação para o plantio da oleaginosa a partir de 1º de setembro de 2025, encerrando-se em 31 de dezembro.
Durante o vazio sanitário, os produtores não podem cultivar ou manter plantas vivas de soja no campo. A medida visa evitar que a planta se torne hospedeira do fungo causador da ferrugem-asiática (Phakopsora pachyrhizi), principal doença da oleaginosa, devido à sua severidade, facilidade de disseminação, custo elevado de controle e potencial de reduzir a produtividade das lavouras.
No Paraná, os períodos do vazio sanitário estão escalonados em três etapas, conforme os diversos microclimas do Estado. O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) definiu as datas. De acordo com o Mapa, o objetivo é estabelecer os períodos mais adequados para o plantio e reduzir a propagação do fungo.
A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) é responsável pela fiscalização em todo o território paranaense. A Adapar aplica as penalidades previstas em legislação aos produtores que não fizerem a erradicação. Os agricultores devem eliminar as plantas vivas de soja durante o período do vazio sanitário. Além disso, cabe à autarquia o controle e cumprimento das datas para a janela de plantio da cultura no Estado.
O Departamento de Sanidade Vegetal da Adapar (DESV) reforça que é importante que todos os agricultores adotem esse cuidado em suas propriedades. A agência destaca que a medida sanitária somente será efetiva com o monitoramento de todos os locais que possam conter plantas vivas de soja. Bem como, a eliminação imediata caso alguma seja detectada.
A Portaria n.º 1.271 da Secretaria de Defesa Agropecuária do Mapa, estabelece as normas para o vazio sanitário da soja. A medida entrou em vigência em 30 de abril de 2025. Confira:
A Região 1 abrange os municípios do Sul, Leste, Campos Gerais e Litoral do Paraná. Nessas localidades o vazio sanitário inicia em 21 de junho e segue até 19 de setembro. A permissão de plantio é de 20 de setembro de 2025 até 20 de janeiro de 2026.
Em seguida vem a Região 2, que abrange Norte, Noroeste, Centro-Oeste e Oeste do Paraná. Nos municípios dessas regiões o vazio sanitário da soja começa em 02 de junho e segue até 31 de agosto. Já a semeadura acontece a partir de 1º de setembro, se encerrando em 31 de dezembro.
Por fim, a Região 3, que compreende os municípios do Sudoeste do Estado, onde o vazio sanitário começa em 12 de junho e termina em 10 de setembro. A semeadura está autorizada entre 11 de setembro e 10 de janeiro de 2026.
(Informações: AEN)
Um motociclista colidiu em uma defensa metálica da PR-082 e ficou gravemente ferido na tarde…
Um episódio de surto psicótico mobilizou equipes da Polícia Militar (PM) e do Serviço de…
Um jovem empinou uma moto na frente da Polícia Militar (PM) e teve o veículo…
Um roubo em uma barraca de lanches foi registrado na noite de domingo (18) no…
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Este site utiliza cookies
Saiba mais