Um acidente entre um carro e uma motocicleta deixou duas pessoas feridas no início da tarde desta sexta-feira (16), no cruzamento da avenida Paraná com a rua Belo Horizonte, em Umuarama.
A colisão mobilizou equipes do Siate do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
De acordo com informações dos socorristas, a batida aconteceu quando o carro, que trafegava no sentido centro-bairro, tentou acessar a rua Belo Horizonte e acabou colidindo com a motocicleta, que vinha no sentido contrário da avenida.
O motociclista, um homem de 64 anos, sofreu escoriações nas pernas e uma luxação em um dos tornozelos. Ele recebeu os primeiros atendimentos no local e foi encaminhado ao Hospital Uopeccan.
No automóvel estava apenas o motorista, de 68 anos, que não se feriu com o impacto, mas apresentou um quadro de hipertensão devido ao nervosismo provocado pelo acidente. Ele também foi levado para avaliação médica após ser atendido pela equipe do Samu.
As circunstâncias da colisão serão apuradas pela autoridade de trânsito. O cruzamento onde o acidente ocorreu é conhecido pelo fluxo intenso e exige atenção redobrada de motoristas e motociclistas.
Em apenas quatro meses e meio, o trânsito de Umuarama deixou um rastro preocupante de vítimas: 243 pessoas feridas, seis delas em estado grave, e três mortes confirmadas em colisões dentro do perímetro urbano.
Os dados, referentes ao período de janeiro até a primeira quinzena de maio deste ano, acendem um alerta para a urgência de ações preventivas e de conscientização.
Segundo levantamento divulgado pela Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana (Sestram), o município registrou 243 acidentes, envolvendo 234 veículos — entre automóveis, caminhões, coletivos, motocicletas, motonetas e até patinetes elétricos.
As motos lideram disparadamente o ranking de ocorrências, com 132 registros. Automóveis e utilitários aparecem em segundo lugar (88), seguidos por veículos pesados (14).
As colisões entre carros e motos são os acidentes mais frequentes (141), seguidas pelas quedas de motociclistas (64). Houve ainda sete atropelamentos, 11 capotamentos e 20 casos de colisão contra veículos estacionados ou anteparos, como postes e muros.
A avenida Paraná é a via mais perigosa da cidade, com 18 ocorrências, à frente da Presidente Castelo Branco (14) e da Parigot de Souza (8).
Para tentar frear esses números, a cidade participa da Campanha Maio Amarelo, um movimento nacional que busca sensibilizar a população sobre segurança viária. Em Umuarama, a iniciativa reúne diversos órgãos, como Umutrans, Polícia Militar, Guarda Municipal, Detran e clubes de serviço.
Na quarta-feira (14), uma blitz educativa foi realizada na avenida Parigot de Souza, com distribuição de material informativo e orientações a motoristas e pedestres.
“A imprudência tem custado caro. Desatenção, uso do celular ao volante, excesso de velocidade e desrespeito à sinalização são causas recorrentes desses acidentes”, destacou o secretário municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana, Valdecir Capelli.
Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…
O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano
Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento
Cidade recebe atrações culturais, espetáculo teatral e passeio do Bom Velhinho pelo comércio
O projeto atendeu mais de 6.500 alunos e garantiu a entrega dos óculos para os…
PM apreendeu facas, machadinha, socos-ingleses e máscaras após denúncia
Este site utiliza cookies
Saiba mais