Paraná

DER confirma empresa para obra de contenção e drenagem na PR-082

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) publicou nesta quinta-feira (15) o resultado final da licitação para obras de contenção de erosão e melhorias no sistema de drenagem no km 470+350 da PR-082, em Cianorte.

A empresa Zuli Construtora de Obras Ltda. foi confirmada como vencedora do certame, com proposta de R$ 600 mil.

A escolha foi homologada após o prazo legal sem a apresentação de recursos pelas demais participantes. A documentação da empresa foi validada pela comissão de licitação da Superintendência Regional Noroeste do DER/PR.

A intervenção visa remover o solo do talude afetado pela erosão, realizando o reaterro e compactação de forma controlada, sem o uso de máquinas pesadas para preservar um emissário de águas nas proximidades.

Na sequência, serão substituídas sarjetas danificadas, implantados novos dispositivos de drenagem — como valetas, descidas d’água, dissipadores de energia e lastro de rachão — e executado o enleivamento, que consiste na aplicação de vegetação para estabilização do terreno. Também está prevista a reposição das defensas metálicas com terminais de segurança.

O contrato será assinado nas próximas semanas, após os trâmites internos, e a empresa terá um prazo de 120 dias corridos para concluir os serviços, a partir da emissão da ordem de serviço.

De acordo com o DER, o tráfego na rodovia não será interrompido durante a obra, com exceção de momentos pontuais, como movimentação de materiais e execução de etapas específicas da construção.

Rudson de Souza

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

8 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

9 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

10 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

11 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

13 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

14 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais