Cotidiano

Policiais do Paraná são alvos de operação por corrupção e ligação com contrabando

O Ministério Público do Paraná (MPPR), por meio do Gaeco de Francisco Beltrão, deflagrou nesta quinta-feira (15) a Operação Mensageiro. A ação investiga dois policiais militares do Pelotão de Barracão, no Sudoeste do estado, por supostos crimes como corrupção passiva, peculato, prevaricação e associação criminosa.

A operação contou com o apoio da Polícia Militar do Paraná (PMPR), vinculada ao 21º Batalhão. Foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão, oito de busca pessoal e dois de prisão temporária. As diligências ocorreram nos municípios de Barracão e Pranchita (PR), além de Dionísio Cerqueira, em Santa Catarina.

As ordens judiciais foram expedidas pelo Juízo da Auditoria da Justiça Militar. Segundo o MPPR, as investigações começaram em 2024. Há indícios de que os PMs do Paraná investigados atuavam junto a empresários e civis em uma rede criminosa. O grupo supostamente cobrava propina de pessoas ligadas ao contrabando e descaminho de mercadorias vindas da Argentina.

Quem pagava, segundo o Gaeco, recebia proteção: as cargas não eram apreendidas, e os envolvidos eram informados sobre operações policiais em andamento. Ainda segundo o MPPR, em algumas apreensões realizadas oficialmente, parte das cargas teria sido desviada pelos próprios agentes para uso pessoal ou revenda.

Os dois mandados de prisão temporária têm validade inicial de cinco dias. Durante a operação, foram apreendidos documentos e equipamentos eletrônicos. O material será periciado e pode ampliar o alcance das investigações.

A ação contou também com o apoio da Corregedoria-Geral da Polícia Militar e do Gaeco de Santa Catarina. A Operação Mensageiro reforça o combate à corrupção dentro das instituições policiais e mira a responsabilização de agentes públicos envolvidos em crimes graves.

As investigações seguem em sigilo para garantir a coleta de provas e preservar o andamento do processo.

Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

Ginástica Rítmica da Unipar faz apresentação gratuita de espetáculo no dia 13

Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…

6 horas ago

Solenidade oficializa Dom Frei Pedro Cesário Palma como bispo diocesano de Jardim

O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano

7 horas ago

Apesar de apelo nacional, paralisação de caminhoneiros em Umuarama é incerta

Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento

7 horas ago

Programação de Natal movimenta Cruzeiro do Oeste com espetáculos e passeio do Papai Noel

Cidade recebe atrações culturais, espetáculo teatral e passeio do Bom Velhinho pelo comércio

7 horas ago

Ação entrega óculos gratuitamente para alunos da rede municipal de Umuarama

O projeto atendeu mais de 6.500 alunos e garantiu a entrega dos óculos para os…

7 horas ago

Medo de ataque escolar leva mãe a entregar armas em igreja no Paraná

PM apreendeu facas, machadinha, socos-ingleses e máscaras após denúncia

8 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais