Uma briga entre duas jovens em frente a uma universidade no centro de Umuarama chamou a atenção de moradores e viralizou nas redes sociais nesta semana. O episódio ocorreu na rua Cambé e foi registrado por estudantes que presenciaram a cena. Felizmente, tudo indica que não houve feridos na confusão.
As imagens mostram as jovens trocando agressões físicas, com puxões e empurrões em plena via pública, gerando aglomeração e surpresa entre quem passava pelo local. Populares relataram que as envolvidas seriam estudantes da instituição localizada nas proximidades.
As forças policiais não foram acionadas no momento da confusão e não há registro oficial da ocorrência. Por esse motivo, os detalhes e a motivação do desentendimento ainda são desconhecidos, ficando apenas nítida nas imagens que outros jovens tentavam acalmar os ânimos e parar com a briga.
Casos de violência entre alunos, tanto física quanto verbal, não são incomuns em universidades e escolas, e vêm sendo registrados em várias regiões do país.
Especialistas apontam que essas ocorrências muitas vezes estão relacionadas a fatores como pressão acadêmica, conflitos interpessoais não mediados, questões emocionais e até influência de redes sociais, que, por vezes, amplificam tensões.
A ausência de protocolos claros para lidar com essas situações pode agravar o problema. Instituições de ensino superior e escolas têm adotado programas de mediação de conflitos, rodas de conversa, ações de psicologia escolar e canais de denúncia para prevenir casos de agressão.
O fortalecimento do acolhimento psicológico e do diálogo entre os estudantes também é uma medida considerada essencial por profissionais da educação.
O caso em Umuarama, apesar de isolado, serve como alerta para a importância de uma cultura de paz nos ambientes educacionais e para a necessidade de ações mais efetivas de prevenção e mediação dentro e fora das salas de aula.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais