O bispo elogiou a escolha do nome pontifício. "Leão XIV é um nome bonito. Já tivemos 13 papas Leões, assim como tivemos 23 papas chamados João. Há uma tradição e uma força simbólica aí." (Foto Danilo Martins/OBemdito)
O bispo da Diocese de Umuarama, dom João Mamede Filho, afirmou nesta sexta-feira (9), em entrevista exclusiva ao OBemdito, que recebeu com surpresa a nomeação de Leão XIV como novo pontífice da Igreja Católica. Na entrevista realizada pela manhã, o bispo que tem como característica a alegria, comentou sobre a nomeação e outras impressões sobre o líder supremo da Igreja Católica.
“Recebi com espanto. Ninguém citou esse nome como um dos possíveis. Vim a saber que a imprensa tinha uma lista com 35 nomes. E, para minha total surpresa, foi justamente um que não estava ali”, afirmou Dom João Mamede. Segundo ele, o novo papa — que adota o nome Leão XIV — era desconhecido até então. “Nunca encontrei, nunca vi”, completou.
O bispo elogiou a escolha do nome pontifício. “Leão XIV é um nome bonito. Já tivemos 13 papas Leões, assim como tivemos 23 papas chamados João. Há uma tradição e uma força simbólica aí.”
Ao comentar o perfil missionário do novo líder da Igreja, Dom João destacou a simplicidade e proximidade do papa com as pessoas. “Alguns até perguntaram se ele é agostiniano. Santo Agostinho, a meu ver, é a maior cabeça que já foi batizada. Mas não se trata só de racionalidade — ele [o papa] demonstra ser alguém muito humano, muito próximo das pessoas. Só de olhar para ele, já sentimos bem-estar”, descreveu.
O bispo de Umuarama também avaliou que a experiência do novo papa na América Latina, especialmente no Peru, deve favorecer sua comunicação com os fiéis da região. “A América Latina tem uma marca forte na Igreja. Após o Concílio Vaticano II, o primeiro continente a promover uma assembleia continental foi a América Latina. Isso nos caracteriza profundamente.”
Dom João acredita que essa vivência latino-americana será uma ponte importante com o novo papado. “Já ter estado aqui por dez anos certamente vai ajudá-lo a falar a nossa linguagem, compreender nossa realidade. Tenho muita expectativa. A surpresa virou esperança. Acho que ele será um grande papa”, concluiu.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais