Cotidiano

Homem é preso por descumprir medida protetiva e perseguir ex-mulher em Alto Piquiri

A Polícia Militar (PM) de Alto Piquiri prendeu um homem de 36 anos por descumprimento de medida protetiva. A prisão aconteceu no centro da cidade na tarde deste domingo (4), por volta das 16h.

A vítima, uma mulher de 28 anos, acionou a equipe policial após ser perseguida e ter sua residência ameaçada pelo ex-companheiro. Ela possui uma medida protetiva de urgência com base na Lei Maria da Penha.

Segundo o relato da vítima, o homem deveria ficar com os filhos do casal naquele dia, conforme combinado anteriormente. No entanto, ao perceber sinais evidentes de embriaguez no ex-convivente, ela optou por não permitir que as crianças fossem com ele. A mulher disse que tomou a decisão visando garantir a segurança dos menores.

Inconformado, o homem dirigiu-se até a casa da vítima, localizada a cerca de 300 metros de distância. Em seguida, ele passou a forçar a abertura de portas e janelas, tentando invadir o local.

Descumprimento da medida protetiva

Diante da situação de risco, a mulher entrou em contato com a polícia. A equipe realizou buscas na região e localizou o suspeito em frente à casa de um amigo. Os militares fizeram a abordagem e revista pessoal no suspeito — sem que nada de ilícito fosse encontrado. A PM deu voz de prisão ao ex-marido diante do flagrante descumprimento da ordem judicial.

Para garantir a integridade física do detido e da equipe, os PMs utilizaram algemas, em conformidade com a Súmula Vinculante nº 11 do Supremo Tribunal Federal. Os policiais conduziram o detido até a Delegacia de Polícia Civil de Iporã. Ele permanece na unidade prisional à disposição da Justiça.

Denúncias de violência doméstica e familiar

Mulheres em situação de violência doméstica podem denunciar seus agressores de forma anônima e segura. Os canais de atendimento incluem o Disque 180, que funciona 24 horas por dia, inclusive nos fins de semana e feriados. As vítimas podem receber apoio, orientação e encaminhamento através do Disque 180.

Além disso, em casos de emergência, a mulher deve entrar em contato direto com a Polícia Militar pelo número 190. Aplicativos como o “Proteja-se” e “Maria da Penha Virtual” também estão disponíveis em algumas regiões do país, facilitando o registro de ocorrências. Não se cale — a denúncia é o primeiro passo para romper o ciclo da violência.

Jaqueline Mocellin

Recent Posts

Letícia Ferreira da Silva toma posse como desembargadora no TJPR em sessão solene

Letícia Ferreira da Silva assume vaga pelo quinto constitucional da OAB-PR em cerimônia transmitida pelo…

22 minutos ago

Munição é encontrada na Avenida Paraná em Maria Helena

Polícia Militar recolhe cartucho calibre .38 encontrado por morador na tarde de quarta-feira (3)

43 minutos ago

Jovens são presos por desobediência e tráfico de drogas no Dom Pedro II

Situação ocorreu após denúncia anônima de venda de substâncias próximo a uma creche e a…

1 hora ago

Ginástica Rítmica da Unipar faz apresentação gratuita de espetáculo no dia 13

Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…

12 horas ago

Solenidade oficializa Dom Frei Pedro Cesário Palma como bispo diocesano de Jardim

O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano

13 horas ago

Apesar de apelo nacional, paralisação de caminhoneiros em Umuarama é incerta

Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento

13 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais