A ação fiscalizatória está alinhada a iniciativas como o programa Água no Campo, que visa ampliar o acesso à água potável em áreas rurais (Foto IAT)
O Instituto Água e Terra (IAT) autuou uma empresa de Umuarama, por realizar perfuração irregular de poços artesianos sem o devido credenciamento junto ao órgão ambiental. A fiscalização ocorreu na terça-feira (29) e resultou em multa administrativa de R$ 6 mil, além do embargo imediato da obra.
Apesar de o proprietário do terreno possuir Licença Prévia — que autoriza o início da perfuração — a empresa contratada não estava cadastrada conforme exigido pela Portaria nº 143/2021. A norma estabelece que somente empresas e profissionais registrados junto ao IAT estão autorizados a operar nesse segmento no Estado.
De acordo com o chefe do escritório regional do IAT em Umuarama, Luis Carlos Borges Cardoso, o controle das atividades de perfuração é essencial para garantir a sustentabilidade hídrica e evitar danos ambientais.
“A ausência de fiscalização pode levar à diminuição da vazão dos poços, contaminação dos aquíferos e uso indevido da água, com riscos à saúde pública e ao meio ambiente”, alertou.
O IAT exige que empresas credenciadas enviem relatórios semestrais com detalhes sobre os poços perfurados, medida que integra o esforço do Governo do Estado para reforçar a segurança ambiental nas obras de captação de águas subterrâneas.
A ação fiscalizatória está alinhada a iniciativas como o programa Água no Campo, que visa ampliar o acesso à água potável em áreas rurais.
Desde 2019, o projeto perfurou 676 poços em 167 municípios paranaenses, com um investimento de R$ 10,4 milhões. A meta é encerrar 2025 com mais 116 poços concluídos, em cooperação com as prefeituras locais.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais