Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
O ex-presidente da República Fernando Collor de Mello foi preso durante a madrugada desta sexta-feira (25), em Maceió. A prisão ocorreu por volta das 4h, quando Collor estava a caminho de Brasília para cumprir um mandado de prisão de forma espontânea, conforme informou sua defesa. Após a detenção, ele foi encaminhado para a Superintendência da Polícia Federal em Alagoas.
A medida foi tomada após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, negar um recurso da defesa do ex-presidente, que buscava revisar uma condenação de 2023. Na decisão, Collor foi condenado a 8 anos e 10 meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, em um dos processos da Operação Lava Jato.
A condenação, que se baseia em um esquema de corrupção envolvendo a BR Distribuidora, subsidiária da Petrobras, foi considerada em uma decisão do STF em 2023. O ex-presidente, enquanto dirigente do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), foi acusado de receber R$ 20 milhões em propinas entre 2010 e 2014. As investigações apontam que ele teria feito indicações políticas para cargos na empresa, favorecendo contratos fraudulentos.
Em sua decisão, o ministro Alexandre de Moraes destacou que os recursos apresentados pela defesa de Collor tinham caráter protelatório, com o intuito de atrasar o cumprimento da pena. Moraes afirmou que, de acordo com a jurisprudência da Corte, a decisão estava em conformidade com a lei e determinou o imediato cumprimento da condenação.
Além disso, o ministro solicitou ao presidente do STF, Luís Roberto Barroso, que convocasse uma sessão virtual para referendar sua decisão. O julgamento virtual foi agendado para ocorrer ainda nesta sexta-feira (25).
A defesa de Collor reagiu com surpresa e preocupação à decisão. Em nota, os advogados do ex-presidente informaram que ele se apresentará para iniciar o cumprimento da pena, conforme exigido pela Justiça. A defesa argumenta que o recurso rejeitado tinha base legal e que a decisão de Moraes foi monocrática e abrupta.
(OBemdito com informações Agência Brasil)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais