Foto: Arquivo/Vatican News
Desde a morte do Papa Francisco, ocorrida na segunda-feira (21), os olhos da comunidade católica estão voltados para o Vaticano. Nesta quinta-feira (24), foi divulgado que 113 dos 252 cardeais do Colégio de Cardeais — responsável por escolher o novo líder da Igreja Católica — já estão em Roma.
No total, 252 cardeais estão aptos a ocupar o cargo de Sumo Pontífice. No entanto, apenas 135 têm direito a voto no conclave. Segundo as regras do Vaticano, cardeais com mais de 80 anos não podem votar, embora participem das discussões e possam, inclusive, ser eleitos.
Entre os brasileiros, há oito cardeais, mas apenas sete poderão votar. O arcebispo emérito de Aparecida do Norte (SP), Dom Raymundo Damasceno Assis, tem 88 anos e, por isso, está fora do processo de votação, embora vá participar das conversas e possa, tecnicamente, ser escolhido.
Confira o grupo de brasileiros aptos ao Conclave clicando aqui
Na manhã desta quinta-feira, os 113 cardeais presentes realizaram a terceira Congregação Geral. Durante o encontro, foi decidido quem conduzirá as duas meditações que precedem o conclave — etapa fundamental no processo de escolha do novo papa.
Ficou acertado que o Pe. Donato Ogliari, O.S.B., abade de São Paulo Extramuros, será o responsável pela primeira meditação, marcada para segunda-feira. Já a segunda ficará a cargo do cardeal Raniero Cantalamessa, pregador emérito da Casa Pontifícia, no início do conclave. A data de início do conclave, no entanto, ainda não foi definida.
Além disso, os cardeais concordaram que o cardeal Víctor Manuel Fernández celebrará a missa do sexto dia das Novendiais, substituindo o cardeal Kevin Farrell.
Eles também deram início a uma conversa mais ampla sobre os rumos da Igreja e o mundo contemporâneo. A próxima Congregação Geral foi agendada para sexta-feira, às 9h (horário local).
O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, atualizou os jornalistas sobre o andamento das homenagens ao Papa Francisco. Segundo ele, até as 13h desta quinta-feira, cerca de 61 mil pessoas já haviam passado pela Basílica de São Pedro para prestar as últimas homenagens.
Bruni explicou que a basílica deverá fechar à meia-noite desta quinta, a não ser que ainda haja filas longas de fiéis aguardando para entrar.
O funeral do Papa está marcado para sábado, 26 de abril. Após a cerimônia, um terço será rezado às 21h em frente à Basílica de Santa Maria Maior. Segundo Bruni, o rito de sepultamento acontecerá em caráter privado.
A partir da manhã de domingo, 27 de abril, os fiéis poderão visitar o túmulo do Papa Francisco, localizado na Basílica Mariana.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais