Foto: Ansa
Na manhã desta quarta-feira (23) teve início o cortejo fúnebre do Papa Francisco, que faleceu na segunda-feira (21). A primeira etapa do adeus aconteceu na Casa Santa Marta, residência papal no Vaticano, onde o pontífice vivia desde o início de seu papado. Lá, foi realizada uma oração introdutória na capela, marcando o início do rito de despedida.
Após a oração, teve início a procissão solene em direção à Basílica de São Pedro. Participaram da cerimônia cardeais, patriarcas, o cardeal camerlengo Kevin Farrell e o mestre das celebrações litúrgicas pontifícias, dom Diego Ravelli. O corpo do Papa foi transportado em um caixão carregado pelos “sediários” pontifícios, que o levaram pela Via della Sacrestia.
O cortejo passou pela Praça dos Protomártires Romanos e seguiu em direção à Praça São Pedro, atravessando o Arco dos Sinos. Durante o percurso, cerca de 20 mil pessoas saudaram o corpo de Francisco com longos aplausos e orações emocionadas, demonstrando carinho e reverência ao Papa que marcou seu pontificado por uma postura próxima ao povo e por uma abordagem mais simples e direta da fé.
Assim que a procissão entrou na Basílica de São Pedro, o caixão foi levado até o Altar da Confissão, um dos pontos mais simbólicos do templo, e colocado no chão, de forma simples, como era o estilo do Papa.
A partir das 11h, teve início a homenagem dos fiéis, que puderam se aproximar do caixão e prestar suas últimas despedidas. A Basílica permanecerá aberta ao público até a meia-noite desta terça-feira para permitir que o maior número possível de pessoas possa se despedir.
Na quinta-feira (24), a Basílica será reaberta às 7h da manhã e permanecerá acessível até a meia-noite. Na sexta-feira (25), véspera do funeral, o horário de visitação será das 7h às 19h. O funeral de Francisco foi agendado para o próximo sábado (26), a partir das 10h, na própria Basílica de São Pedro. De lá, o caixão será levado para a Basílica de Santa Maria Maior, onde vai ser sepultado, conforme pedido do pontífice.
A cerimônia de sábado, conhecida como Missa de Exéquias, marca o primeiro dia do Novendiali ou nove dias de luto e orações em honra ao papa. A celebração, no átrio da basílica, será presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício.
Ao final, ocorrerão os ritos da Última Commendatio e da Valedictio — despedidas solenes que marcam o encerramento das exéquias.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais