Uma mulher de 63 anos morreu ao inalar uma mistura de produtos de limpeza. O caso tem chamado atenção para os riscos do uso inadequado de substâncias químicas em ambientes domésticos. Um alerta para perigos que ainda são desconsiderados pela população.
Segundo relatos de testemunhas, a vítima fazia limpeza no banheiro utilizando água sanitária misturada a um detergente de uso pesado, normalmente empregado como desengraxante automotivo. Em poucos minutos, ela passou mal diante do forte cheiro da combinação química.
Inicialmente, a dona de casa ainda conseguiu ir até a sala e deitar no sofá, enquanto o marido, de 62 anos, tentava buscar socorro. Sem dimensionar a gravidade do quadro, o homem ligou primeiro para a irmã da vítima antes de acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Quando os socorristas chegaram ao local, a mulher já estava sem sinais vitais.
A vítima tinha diagnóstico de bronquite crônica, o que pode ter intensificado os efeitos da intoxicação. O caso foi registrado na última sexta-feira (18), no Conjunto Vera Cruz, região Oeste de Goiânia.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) alerta que misturas caseiras de produtos de limpeza, como a que levou à morte da mulher em Goiânia, podem gerar gases tóxicos perigosos, a exemplo do clorofórmio.
O órgão destaca a necessidade de seguir as recomendações dos fabricantes, presentes nos rótulos, que incluem orientações sobre uso correto, proteção individual e ventilação adequada do ambiente.
A Anvisa, em parceria com o Conselho Federal de Química e a Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza (Abipla), desenvolve o projeto “Mistura Explosiva: limpando conceitos, clareando ideias”, que combate fake news e incentiva práticas de segurança no uso de produtos de limpeza.
Especialistas reforçam que fórmulas improvisadas são perigosas e que a manipulação inadequada desses itens pode provocar sérios danos à saúde e até mesmo ser fatal.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais