Cotidiano

Homem é detido pela Polícia Militar com drogas para consumo pessoal em Cruzeiro do Oeste

Um homem de 26 anos foi detido na manhã desta segunda-feira (21) após ser flagrado com drogas durante patrulhamento da Polícia Militar em Cruzeiro do Oeste.

O fato ocorreu por volta das 11h, quando uma equipe da Rondas Preventivas Automotor (RPA) avistou o suspeito, que, ao perceber a viatura, jogou no chão um objeto semelhante a um cigarro. Durante a abordagem, os policiais não encontraram nada ilícito na busca pessoal, mas, em uma varredura no local, localizaram o cigarro descartado, que continha substância semelhante à maconha.

O homem assumiu a posse do material. Diante dos fatos, foi conduzido ao 7º Batalhão da PM para os procedimentos legais. A ocorrência foi registrada como posse de drogas para consumo pessoal.

No Brasil, o porte de drogas para consumo pessoal não é considerado crime com pena privativa de liberdade, mas sim uma infração penal de natureza leve, conforme previsto na Lei nº 11.343/2006, conhecida como Lei de Drogas.

De acordo com o artigo 28 dessa legislação, a pessoa flagrada portando drogas para uso próprio está sujeita a sanções alternativas, como advertência sobre os efeitos das drogas, prestação de serviços à comunidade e participação em programas ou cursos educativos. Não há prisão prevista nesses casos, salvo se houver descumprimento reiterado das medidas impostas.

A lei não estabelece uma quantidade fixa para diferenciar usuário de traficante, o que deixa a definição a cargo da análise do contexto em que a droga foi encontrada, como a forma de acondicionamento, a variedade de substâncias.

A presença de dinheiro trocado, balanças de precisão ou outros indícios de comercialização. Cabe à autoridade policial e, posteriormente, ao Judiciário, avaliar se o porte é para consumo pessoal ou tráfico.

Embora a pena não envolva reclusão, o registro do ato como uma infração penal pode gerar consequências, como dificuldades para concursos públicos, obtenção de certos documentos ou ingresso em cargos públicos, especialmente se houver reincidência.

Ainda assim, a legislação tem como foco o caráter educativo e preventivo, buscando evitar o encarceramento de usuários e promover alternativas de conscientização sobre o uso de entorpecentes.

Rudson de Souza

Recent Posts

Natal Encantado leva shows nacionais e atrações culturais para Ivaté

Programação inclui apresentações da Orquestra Municipal, atrações culturais e show nacional de Tom Carfi.

9 minutos ago

Jaú de 100 quilos capturado no Rio Ivaí bate recorde e é oficialmente o maior do Brasil

Pescador de Maringá tem captura homologada pela BGFA Recordes e conquista dois títulos nacionais

47 minutos ago

PCPR prende veterinário que prescreveu 112,6 mil frascos de cetamina em 4 anos

A substância é um medicamento veterinário que estava sendo utilizada como droga alucinógena

1 hora ago

BPFron apreende 3,5 toneladas de maconha e recupera caminhonete furtada em Umuarama

Ação integrada apreende droga, cigarros e recupera veículo carregado em Mundo Novo (MS)

2 horas ago

Concessionária Uvel promove liquidação histórica com Operação Limpa Pátio

Campanha oferece descontos inéditos, bônus na troca e condições de fábrica

2 horas ago

Quatro homens morrem em confronto com a Rone no Paraná

Suspeitos reagiram à abordagem policial em Piraquara; grupo era investigado por furto a imóvel de…

3 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais