Diante dos fatos, foi conduzido ao 7º Batalhão da PM para os procedimentos legais (Foto PMPR)
Um homem de 26 anos foi detido na manhã desta segunda-feira (21) após ser flagrado com drogas durante patrulhamento da Polícia Militar em Cruzeiro do Oeste.
O fato ocorreu por volta das 11h, quando uma equipe da Rondas Preventivas Automotor (RPA) avistou o suspeito, que, ao perceber a viatura, jogou no chão um objeto semelhante a um cigarro. Durante a abordagem, os policiais não encontraram nada ilícito na busca pessoal, mas, em uma varredura no local, localizaram o cigarro descartado, que continha substância semelhante à maconha.
O homem assumiu a posse do material. Diante dos fatos, foi conduzido ao 7º Batalhão da PM para os procedimentos legais. A ocorrência foi registrada como posse de drogas para consumo pessoal.
No Brasil, o porte de drogas para consumo pessoal não é considerado crime com pena privativa de liberdade, mas sim uma infração penal de natureza leve, conforme previsto na Lei nº 11.343/2006, conhecida como Lei de Drogas.
De acordo com o artigo 28 dessa legislação, a pessoa flagrada portando drogas para uso próprio está sujeita a sanções alternativas, como advertência sobre os efeitos das drogas, prestação de serviços à comunidade e participação em programas ou cursos educativos. Não há prisão prevista nesses casos, salvo se houver descumprimento reiterado das medidas impostas.
A lei não estabelece uma quantidade fixa para diferenciar usuário de traficante, o que deixa a definição a cargo da análise do contexto em que a droga foi encontrada, como a forma de acondicionamento, a variedade de substâncias.
A presença de dinheiro trocado, balanças de precisão ou outros indícios de comercialização. Cabe à autoridade policial e, posteriormente, ao Judiciário, avaliar se o porte é para consumo pessoal ou tráfico.
Embora a pena não envolva reclusão, o registro do ato como uma infração penal pode gerar consequências, como dificuldades para concursos públicos, obtenção de certos documentos ou ingresso em cargos públicos, especialmente se houver reincidência.
Ainda assim, a legislação tem como foco o caráter educativo e preventivo, buscando evitar o encarceramento de usuários e promover alternativas de conscientização sobre o uso de entorpecentes.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais