Foto: Ilustrativa/Internet
A Sexta-Feira Santa é um momento de grande importância no calendário cristão, marcando a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Ela integra o tríduo pascal, que também inclui a Quinta-feira Santa e o Domingo de Páscoa. A data varia a cada ano, pois segue a Páscoa judaica, conforme os evangelhos cristãos.
O simbolismo da Sexta-Feira Santa remonta a práticas anteriores ao cristianismo. “O período de preparação para a Páscoa, inclusive, vem de uma tradição judaica que já era celebrada antes da era cristã”, explica Ana Beatriz Dias Pinto, doutora em Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Nos tempos de Jesus, a Páscoa judaica coincidiu com a crucificação, um evento marcado pela necessidade de antecipar a execução de Jesus para não interferir nas festividades judaicas.
Para os cristãos, a Sexta-Feira Santa representa o sacrifício de Jesus Cristo. Ele é visto não apenas como um libertador do pecado, mas como aquele que transforma a escravidão em liberdade espiritual. “A morte de Jesus redefine a relação do homem com o pecado e o amor”, comenta a teóloga. Na liturgia da data, os católicos lembram a ausência da Eucaristia, um ato de luto pela morte de Cristo. “Esse silêncio e a falta de celebração eucarística reforçam o caráter de luto e reflexão”, explica Ana Beatriz.
Além do cristianismo, outras religiões no Brasil celebram a Páscoa com seus próprios rituais. A Páscoa também é vista de forma distinta em diferentes denominações cristãs, como o espiritismo, que interpreta a ressurreição de Jesus como uma evolução espiritual.
No Brasil, a Sexta-Feira Santa é feriado religioso, uma prática que remonta à época colonial. Embora o país seja um estado laico, a Lei 9.093/1995 garante a manutenção dessa data no calendário devido à sua importância cultural e religiosa para a população.
(OBemdito com informações Agência Brasil)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais