Foto: Assessoria

Paraná

Marcio Nunes inaugura novos centros de atendimento a animais silvestres

Foto: Assessoria
Marcio Nunes inaugura novos centros de atendimento a animais silvestres
Jaqueline Mocelin
OBemdito
23 de setembro de 2021 10h49

Em celebração ao Dia Mundial da Fauna, comemorado na quarta-feira (22/9), o Governo do Paraná entregou duas novas unidades de atendimento a animais silvestres: um Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) em Ponta Grossa e um Centro de Atendimento à Fauna Silvestre (CAFS) em Guarapuava. Além disso, também foi renovado o convênio para a manutenção do CAFS de Curitiba.

O secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Marcio Nunes, esteve presente nas três cerimônias e falou a importância destas estruturas para a defesa da fauna paranaense.

“Nesta época de queimadas, por exemplo, vê-se muitas reportagens mostrando a agonia dos animais para fugir do fogo, e muitos dos que escapam da morte acabam feridos. Mas não é só. O tráfico de animais silvestres configura-se como uma das maiores atividades predatórias em todo no país, e o IAT estima que pelo menos 10 mil animais capturados ilegalmente são apreendidos por ano. Todos eles precisam de cuidados para poder voltar a seu habitat natural”, disse.

Nos centros, todos os procedimentos são necessários para verificar se o animal precisa de tratamento clínico. Após isso, suas habilidades naturais de caça serão testadas para que possa ter o retorno à natureza.

Ao todo, explicou Nunes, serão 12 CAFS e Cetas implantados no Estado, num investimento que ultrapassa a casa dos R$ 1,1 milhão. “O governo Ratinho Junior está fazendo um aporte inédito na proteção de nossos animais silvestres. Nosso objetivo é garantir o desenvolvimento com sustentabilidade, e a proteção de nossa fauna e flora é fundamental”, disse Nunes.

O Cetas dos Campos Gerais foi construído em um terreno de 10 mil m² às margens da BR-376, doado em 2014 pela Prefeitura Municipal. A estrutura funcionará em parceria com a Associação Instituto Klimionte Ambiental (IKA), que administra o local e fornece os veterinários, biólogos, agrônomos e auxiliares. Entre os parceiros também está a Universidade Estadual de Ponta Grossa, que vai fazer coleta de tecidos para o banco de DNA.

Os CAFS, em sua maioria, também funcionam por meio de parcerias e convênios com os hospitais veterinários de instituições de ensino superior de cada região.

CAFS e Cetas implantados ou em implantação no Estado:

CAFS

– Curitiba – parceria com a prefeitura

– Londrina – parceria com a Unifil

– Guarapuava – parceria com a Unicentro

– Cascavel – parceria com a Univel

– Mauá da Serra – parceria com o Instituto Monte Sinai

– Maringá – parceria com a Unicesumar

– Cornélio Procópio – parceria com a prefeitura e o Instituto de Pesquisa em Vida Selvagem

– Toledo – parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR)

– Foz do Iguaçu – parceria com o Instituto Aves da Mata Atlântica

– Litoral – parceria com a Unespar

Cetas

– Ponta Grossa – parceria com o Instituto Klimionte (Ceta Campos Gerais)

– Curitiba e Região Metropolitana (Cetas Metropolitano)

(Assessoria)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.