Foto: Assessoria PMU

Paraná

Umuarama: Empresa inicia recape da segunda pista da avenida Portugal

Foto: Assessoria PMU
Umuarama: Empresa inicia recape da segunda pista da avenida Portugal
Jaqueline Mocelin
OBemdito
22 de setembro de 2021 18h27

A extensão da Avenida Portugal até a PR-482 está na reta final. Com a maior parte do pavimento já executada, além da construção de muro de arrimo, galerias pluviais e iluminação em LED, a empresa contratada para o serviço realiza agora os serviços preliminares para o recapeamento da faixa sentido à rodovia.

Por conta das obras a circulação de veículos exige mais atenção, pois um trecho da avenida concentra os dois sentidos de direção.

A duplicação foi planejada para estimular o desenvolvimento da região do Jardim Cruzeiro e bairros próximos, densamente habitados, além de facilitar o acesso ao shopping, às empresas e à futura rodoviária. A região, que já abriga um mercado de atacado e várias indústrias de pequeno e grande porte, tem ainda grande potencial de crescimento.

A avenida tem 3,2 mil metros de extensão da Praça Portugal até o trevo da PR-482. O serviço é realizado pela Sotram Construtora e Terraplenagem. “Com a obra, o município pretende integrar a Portugal com outras avenidas importantes como a Dr. Ângelo Moreira da Fonseca e a Rio Grande do Norte, para distribuir melhor o fluxo de tráfego”, acrescentou o secretário municipal de Obras, Planejamento Urbano, Projetos Técnicos e Habitação, Isamu Oshima.

O secretário explica que o investimento na pavimentação é de R$ 4,9 milhões em recursos do governo do Estado, por meio do Programa ParanáCidade, e contrapartida municipal. Serão 27 mil m² de asfalto novo, recapeamento e adequações.

Além de melhorar esse importante acesso ao centro, a obra modernizará uma das rotas mais utilizadas pelo tráfego pesado – por ali passa parte do fluxo de caminhões vindos do Paraguai e Mato Grosso do Sul, pela ponte de Porto Camargo (Icaraíma) rumo à PR-323.

Na instalação das luminárias em LED (78 conjuntos de postes com braços ornamentais duplos em 156 luminárias) o investimento na iluminação é de R$ 890.548,78. “Além disse, também implantamos uma calçada para a caminhada de pedestres ao lado da ciclovia existente”, completou o diretor de Obras da Prefeitura, Renato Caobianco.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.