Foto: Assessoria Aciu

Umuarama

Aciu celebra 57 anos e comemora a representatividade e conquistas históricas

Celebração acontece em dose dupla por ocasião do aniversário do presidente Orlando Luiz Santos

Foto: Assessoria Aciu
Aciu celebra 57 anos e comemora a representatividade e conquistas históricas
Jaqueline Mocelin
OBemdito
22 de setembro de 2021 21h02

A Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama (Aciu) comemora em dose dupla nesta quarta-feira (22): os 57 anos de representatividade, marcados por conquistas históricas, e o aniversário do presidente Orlando Luiz Santos.

“O momento é de celebração, pela belíssima trajetória, e também de motivação, para encaramos com otimismo os desafios”, avalia Santos.

O prefeito em exercício Hermes Pimentel parabenizou a entidade. “A Aciu goza de grande prestígio pelas realizações na área comercial e industrial – mais recentemente também na agropecuária – e se firmou como parceira efetiva da administração municipal em eventos e campanhas, com destaque para a decoração da cidade no período natalino”, destaca.

Segundo Pimentel, é fundamental para a Prefeitura trabalhar em conjunto com a associação, que representa expressivo número de empresários e está sempre engajada em causas de interesse da coletividade.

“Unindo esforços alavancamos o setor produtivo, melhoramos o atendimento aos consumidores e garantimos a geração de empregos. Afinal, o comércio é o setor que mais emprega trabalhadores na cidade. Parabéns aos associados e diretores”.

“A associação tem uma atuação que é exemplo para as demais entidades do Estado, tanto pelo empenho dos diretores, como pela dedicação dos colaboradores. É muito importante o aspecto apartidário, sempre agregando para o bem do empresariado, dos comerciários e da coletividade”, ressalta a presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Umuarama (Sindecomu), Miromar Ponciano de Andrade.

Evolução ininterrupta

Presidente nas gestões 2006/2008, 2010/2012 e 2013/2016, o empresário José Celso Zolim é o 1º vice-presidente da atual diretoria e comenta com entusiasmo a evolução da entidade até a consolidação como uma das mais reconhecidas do Estado.

“Nesta trajetória a Aciu obteve muitas conquistas. Poucos sabem, mas o aeroporto Orlando de Carvalho, por exemplo, foi uma reivindicação da entidade, assim como a pavimentação asfáltica da PR-323. A mesma Aciu que iniciou a luta pela duplicação da rodovia, juntamente com outras representações da sociedade organizada. Tivemos participação direta também na vinda da companhia independente da Polícia Militar, posteriormente batalhão. Muita luta, dedicação. Cada presidente contribuiu com o crescimento do comércio, indústria e agricultura, cada um escreveu uma página desse livro de enorme sucesso”, ressalta.

Ele lembra que a ampla sede própria, no andar térreo do edifício Centro Comercial, é fruto do esforço do ex-prefeito Alexandre Ceranto, que presidiu a Aciu entre 1982 e 1986. E também de campanhas memoráveis, como a “Eu quero Voz, Eu quero Ação’, em prol do voto útil, voltada a despertar no eleitorado a importância de eleger representantes locais para a Assembleia Legislativa do Paraná e Câmara Federal.

Zolim destaca ainda campanhas natalinas memoráveis, com a distribuição de milhares de prêmios e diversos automóveis, algo que está sendo retomado com a campanha Natal de Esperança, que já conta com expressiva adesão.

Primórdios

A Aciu foi fundada em 1964 por um grupo de 14 empresários, devotados a aumentar a representatividade de classe junto às esferas municipal, estadual e federal. Segundo registros, a precariedade era extrema, a ponto de o município sequer contar com energia elétrica. Telefone era algo utópico no nono ano de emancipação política de Umuarama. Como não poderia deixar de ser, a chegada da luz elétrica acabou sendo uma das primeiras lutas da Aciu, vindo a seguir a pavimentação asfáltica da PR-323.

(Assessoria Aciu)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.