Brasil

Mulher feita refém pelo ex é resgatada após promotora notar sinais em audiência virtual

Um homem de 40 anos foi preso sob suspeita de manter a ex-companheira como refém durante uma audiência virtual no Juizado de Violência Doméstica do Recanto das Emas, na tarde desta terça-feira (1º), no Distrito Federal. O homem não teve sua identidade divulgada. 

Conforme relato da vítima, uma mulher de 44 anos, o sequestro ocorreu na noite de segunda-feira (31). Ela afirmou aos policiais que foi forçada a permanecer no carro enquanto o homem circulava pelo DF. A mulher já possuía medida protetiva contra o acusado e, além disso, recebia acompanhamento da equipe do Policiamento de Prevenção Orientada à Violência Doméstica (Provid). 

O Ministério Público do DF informou que a audiência tinha como objetivo discutir a relação entre a vítima e o agressor. Durante a videoconferência, a mulher que estava dentro do veículo, virou a câmera do celular para mostrar que estava acompanhada do ex-companheiro. Enquanto isso, o homem mantinha a cabeça baixa, tentando evitar ser filmado.

Intervenção da promotoria e reação do agressor

“Tudo bem com a senhora?”, questionou a promotora. Apesar de responder afirmativamente, a vítima balançou a cabeça negativamente. “A senhora está em um carro. Está estacionada onde?”, insistiu a representante do Ministério Público. Entretanto, ao mencionar que estava em Taguatinga, o homem interrompeu: “É videoconferência. Não quero saber de conversa, não”.

Nas imagens, é possível ver que o suspeito utilizava um fone de ouvido para acompanhar a audiência enquanto tentava se esconder da câmera. Em determinado momento, a mulher girou novamente o celular na tentativa de revelar sua localização. 

A ligação foi interrompida antes do término da sessão. Diante das evidências, integrantes do Ministério Público, do Tribunal de Justiça e da Defensoria Pública concluíram que a mulher estava sob coerção. Um mandado de prisão foi expedido, e a Polícia Militar acionada. 

A polícia localizou o veículo do suspeito na DF-457, sentido Samambaia. As câmeras da viatura registraram o momento em que, por fim, os agentes abordaram o suspeito.

Relato da vítima e antecedentes do agressor

Em depoimento, a mulher contou que ele a sequestrou na noite anterior em frente a um supermercado no Recanto das Emas. O homem a levou à força para um hotel em Valparaíso (GO) e na manhã seguinte, a obrigou a entrar no carro, onde permaneceram circulando pelo DF. Segundo ela, o ex-companheiro estava em surto. 

O casal já estava separado e a vítima contava com medida protetiva. A PM destacou que a equipe do Provid oferecia suporte regular à mulher. A polícia prendeu o agressor, que já tinha antecedentes por violência doméstica, em flagrante e o levou para a 12ª Delegacia. Além do crime de sequestro (art. 148 do Código Penal), ele também tinha um mandado de prisão pendente por descumprir medida protetiva.

Onde denunciar violência contra a mulher?

  • Ligue 180 (serviço gratuito);
  • Acesse o site da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos;
  • Baixe o aplicativo Direitos Humanos Brasil;
  • Disque 190 em caso de emergência;
  • Registre ocorrência em delegacias, preferencialmente nas Delegacias Especiais de Atendimento à Mulher (Deam);
  • Procure os Centros de Referência da Mulher para suporte psicológico, jurídico e acolhimento.

(OBemdito com infomações Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios)

Stephanie Gertler

Fotógrafa há mais de 16 anos, graduada em Jornalismo pela Universidade Tuiuti do Paraná, em Curitiba. Atualmente, atua como jornalista no OBemdito.

Recent Posts

Umuarama prepara brinquedos, bondinho e atrações gratuitas para o Dia da Criança

O Dia da Criança será marcado por uma programação especial em Umuarama neste ano. A…

7 minutos ago

Educação capacita 73 candidatos para seleção de diretores da Rede Municipal de Umuarama

A Secretaria Municipal de Educação de Umuarama realizou a primeira etapa da formação dos candidatos…

36 minutos ago

Bolsonaro pede ao STF liberação de visitas de Flávio durante prisão domiciliar

O ex-presidente Jair Bolsonaro pediu nesta segunda-feira (5) ao Supremo Tribunal Federal (STF) a liberação…

1 hora ago

Mulher mais votada em 2022 no Paraná, Márcia Huçulak fica fora da Assembleia

A deputada estadual Márcia Huçulak (PSD) não conseguiu renovar o mandato na Assembleia Legislativa do…

1 hora ago

Alessandro Salgado lança livro sobre comunicação e oratória em Umuarama

O escritor e professor Alessandro Salgado lança, no dia 24 de outubro, o livro “Oratória…

2 horas ago

Colégio Hilda Kamal abre inscrições para curso técnico gratuito de Enfermagem

Oportunidade é destinada a quem já concluiu o Ensino Médio; inscrições seguem abertas até 9…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais