A prisão civil por dívida alimentícia está prevista no artigo 528 do Código de Processo Civil (Foto PCPR)
A Polícia Civil de Umuarama cumpriu nesta quinta-feira (3) mandado de prisão civil por débito de pensão alimentícia no bairro Zona II. O alvo da ação foi um homem, de 41 anos, com dívida de R$ 9.299,18 determinada pela 2ª Vara da Família de Blumenau (SC).
O valor corresponde a parcelas não pagas de alimentos. A prisão civil por dívida alimentícia está prevista no artigo 528 do Código de Processo Civil e pode ser decretada quando o devedor possui condições financeiras para pagar, mas se recusa a cumprir a obrigação.
O pagamento da pensão alimentícia é obrigatório até que o filho alcance a maioridade (18 anos), mas pode se estender até os 24 anos, caso ele esteja estudando e, por esse motivo, não tenha condições financeiras para se manter nesse período.
O inadimplemento da pensão alimentícia permite uma prisão civil no país. Ela pode ser determinada já com a primeira parcela em atraso e pode durar até três meses em regime fechado.
O devedor também corre o risco de ver penhoradas sua conta bancária e bens de valor, como casa e carro. A penhora de bens pode ser determinada para pensões vencidas há mais tempo (no caso, anteriores a três meses do ajuizamento da ação de cobrança, por exemplo).
A corporação reforçou os canais de denúncia à disposição da população: Disque-Denúncia 181 (sigilo garantido), telefone (44) 3621-2650 e WhatsApp (44) 99734-4139.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais