Os animais resgatados receberam atendimento e serão transferidos para um abrigo (Foto Polícia Civil)
A Polícia Civil de Iporã prendeu em flagrante nesta quarta-feira (2) um homem, de 25 anos, acusado de maus-tratos a animais. A ação ocorreu após denúncias sobre dois animais mantidos em condições de extrema negligência.
No local, os agentes encontraram os animais sem acesso a água ou alimentação, expostos às intempéries e cercados por fezes. Diante das evidências de descaso, o suspeito foi preso e encaminhado à delegacia para os procedimentos legais.
Os animais resgatados receberam atendimento e serão transferidos para um abrigo. A Polícia Civil reforçou a importância das denúncias para combater esse tipo de crime, previsto na legislação com penas que variam de multa a prisão.
Maltratar animais é crime no Brasil, conforme a Lei nº 9.605/1998, a qual prevê sanções penais e administrativas, com penas que variam de três meses a um ano de detenção, além de multa.
Para maus-tratos a cães e gatos, a Lei nº 14.064/2020 aumenta a pena para reclusão de dois a cinco anos.
A Resolução CFMV nº 1236/2018 define crueldade, abuso e maus-tratos, destacando a responsabilidade de veterinários e zootecnistas em identificar e denunciar esses atos, e inclui orientações sobre práticas como eutanásia e transporte de animais, sempre visando minimizar o sofrimento.
Saiba como denunciar
Caso você presencie maus-tratos a animais de qualquer espécie – sejam domésticos, domesticados, silvestres ou exóticos – como abandono, denuncie pelo Disque Denúncia 181.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais