Cotidiano

Homem se recusa a desligar som alto e tem aparelho apreendido em Cidade Gaúcha

A Polícia Militar apreendeu um aparelho de som em Cidade Gaúcha, após denúncias de perturbação do sossego. O caso ocorreu neste domingo (30), por volta das 17h11.

Em nota enviada à imprensa, a PM informou que os moradores acionaram a polícia devido ao volume excessivo e à gritaria no endereço informado. Ao chegar ao local, a equipe constatou a veracidade das denúncias e orientou o responsável, um homem de 30 anos, a desligar o som.

O morador se recusou a cumprir a determinação e continuou com o barulho. Diante da resistência, os policiais informaram sobre as consequências legais. Como a desobediência persistiu, o aparelho de som foi apreendido.

O homem foi conduzido ao cartório da unidade policial de Cidade Gaúcha para a lavratura do Termo Circunstanciado de Infração Penal. Após o procedimento, ele foi liberado.

A perturbação do sossego no Brasil pode resultar em pena de prisão simples de 15 dias a 3 meses ou multa, conforme previsto no artigo 42 da Lei das Contravenções Penais. A infração ocorre quando há gritaria, uso abusivo de sons ou atividades ruidosas fora das normas.

Além disso, leis municipais podem impor multas e outras penalidades para excesso de barulho. A Polícia Militar pode intervir para cessar a perturbação, e a vítima pode registrar um Boletim de Ocorrência. Em casos recorrentes, a infração pode levar a punições mais severas.

Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

Endocrinologista alerta que uso de canetas emagrecedoras pode causar perda muscular

O uso de medicamentos popularmente conhecidos como canetas emagrecedoras tem se mostrado eficaz no combate…

20 minutos ago

Inscrições para o Processo Seletivo IFPR terminam segunda; Umuarama tem 7 cursos

O IFPR encerra no dia 24 de agosto de 2026 as inscrições para o Processo…

1 hora ago

Morre Benedito Silva, empresário que marcou diferentes setores da economia de Umuarama

O empresário Benedito Silva, morreu neste sábado (22), em Maringá. Com uma longa trajetória no meio…

1 hora ago

Familiares de desaparecidos poderão coletar DNA; Umuarama integra a campanha

Ação permite cruzamento com perfis genéticos de pessoas encontradas

2 horas ago

Empresários de Umuarama devem se atentar às mudanças do Simples Nacional e IBS/CBS

Empresários de Umuarama devem ficar atentos aos novos prazos relacionados ao Simples Nacional e à…

3 horas ago

Justiça decreta prisão de caminhoneiro após acidente com duas mortes no Paraná

A Justiça de Morretes, no litoral do Paraná, decretou a prisão preventiva do caminhoneiro envolvido…

4 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais