Foto: Ilustrativa/Eugene Petrunin/Freepik
O mês de abril traz uma série de feriados nacionais, estaduais e municipais que podem resultar em períodos prolongados de recesso em diversas regiões do Brasil. No Paraná, assim como em outras regiões do Brasil, a combinação de datas comemorativas permitirá entre quatro a seis dias sem expediente, impactando o funcionamento de serviços públicos, empresas e instituições de ensino.
Em primeiro lugar, teremos o feriado nacional que será a Paixão de Cristo, também chamada de Sexta-feira Santa, em 18 de abril. Como resultado, a data inicia um período de quatro dias de descanso, incluindo o final de semana e o feriado de Tiradentes, celebrado na segunda-feira, 21 de abril. No dia 20, é celebrado o Domingo de Páscoa.
Em maio, o Dia do Trabalho, no dia 1º, cairá em uma quinta-feira. Como resultado, na sexta-feira seguinte, 2 de maio, algumas empresas poderão decretar ponto facultativo, proporcionando um recesso de quatro dias até o domingo, 4 de maio.
Assim como abril e maio, o calendário reserva outros feriados relevantes. Corpus Christi, por exemplo, será comemorado em 19 de junho, uma quinta-feira, e tradicionalmente é considerado ponto facultativo em diversos estados. Assim como, em novembro, o Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20, também será feriado nacional e ocorrerá em uma quinta-feira.
Conforme o calendário oficial, no Paraná, a maior parte das empresas, repartições públicas, bancos e estabelecimentos comerciais não funcionará nos seguintes feriados:
A proximidade dos feriados com o final de semana, aliada à possibilidade de pontos facultativos, exige sobretudo, planejamento para evitar prejuízos operacionais. Dessa forma, tanto setores públicos, quanto privados devem adotar estratégias como esquemas de plantão, horários especiais e até trabalho remoto para minimizar os efeitos das paralisações.
Entretanto, o setor de turismo tende a ser beneficiado pelos feriados prolongados. Hotéis, companhias aéreas, agências de viagens e estabelecimentos comerciais, por exemplo, costumam registrar aumento na demanda nesses períodos, impulsionando a economia de cidades turísticas.
Diante de um calendário que favorece pausas estratégicas, empresas e trabalhadores devem considerar os impactos e oportunidades ao longo do ano. Portanto, antecipar o planejamento das atividades, definir claramente os períodos de funcionamento e manter uma comunicação eficiente com clientes e fornecedores são medidas essenciais para garantir produtividade, mesmo em momentos de menor atividade.
Por fim, é importante acompanhar decretos estaduais e municipais que podem confirmar ou alterar pontos facultativos conforme interesses regionais.
Neste ano a programação não será exclusivamente sertaneja
Programação inclui apresentações da Orquestra Municipal, atrações culturais e show nacional de Tom Carfi.
Pescador de Maringá tem captura homologada pela BGFA Recordes e conquista dois títulos nacionais
A substância é um medicamento veterinário que estava sendo utilizada como droga alucinógena
Ação integrada apreende droga, cigarros e recupera veículo carregado em Mundo Novo (MS)
Campanha oferece descontos inéditos, bônus na troca e condições de fábrica
Este site utiliza cookies
Saiba mais