Foto: Unicamp/Divulgação
O antropólogo e professor brasileiro Eduardo Brondízio receberá o Prêmio Tyler 2025, conhecido como o Nobel do meio ambiente. O prêmio é um mais importantes na área ambiental, em nível mundial. A ecologista argentina Sandra Díaz.
Brondízio leciona a disciplina de antropologia ambiental na Universidade de Indiana, nos Estados Unidos. Além disso, é associado no Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sociedade da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
O professor realiza pesquisas sobre a Amazônia há 35 anos. Além disso, ele atua como uma voz internacional sobre a importância da valorização das comunidades ribeirinhas e dos povos tradicionais na conservação ambiental e nas políticas de sustentabilidade. O reconhecimento de Díaz e Brondízio também envolve a atuação na promoção de políticas e ações que integrem a justiça socioambiental.
Em entrevista à Agência Brasil, Brondízio destacou quais os aspectos de sua pesquisa que têm maior relação com a premiação recente no Prêmio Tyler. De acordo com o presquisador, um dos pontos é a interação entre desenvolvimento regional, mercados e mudanças ambientais e comunidades rurais na Amazônia.
“Por outro lado, abordo esses temas em nível global. Como as mudanças globais afetam a qualidade de vida de sociedades humanas, a contribuição de populações indígenas e rurais para produção de alimentos. Inclusive para a conservação da biodiversidade a urbanização no sul global”, explica. Os interessados podem conferir a entrevista na íntegra aqui.
A cerimônia de premiação está marcada para o dia 10 de abril de 2025, em Los Angeles. O brasileiro e a argentina são os primeiros sul-americanos reconhecidos com o prêmio.
(OBemdito com Agência Brasil)
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Feirantes apostam na onda dos alimentos higienizados e picados, que conquista cada vez mais adeptos
A equipe que opera o helicóptero Arcanjo 01, em atuação no Verão Maior Paraná, utilizou…
Um homem de 21 anos morreu após ser atropelado na madrugada deste domingo (18) na…
Este site utiliza cookies
Saiba mais