Um bebê de apenas dois meses morreu após uma farmácia vender colírio no lugar de remédio indicado para enjoo e vômito. O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) condenou a drogaria na última quarta-feira (26). A farmácia deverá pagar R$ 21 mil de indenização por danos morais à família da criança.
A farmácia alegou que a receita estava “ilegível” e que os pais tinham a obrigação de ler a bula do medicamento. No entanto, a 33ª Câmara de Direito Privado do TJSP contrariou essa justificativa. A decisão afirmou que a receita era legível. Caso o atendente não conseguisse ler, ele deveria pedir ajuda ao farmacêutico responsável.
A desembargadora Ana Lucia Romanhole Martucci destacou o erro do atendente ao vender um medicamento errado. “Na pior das hipóteses, o farmacêutico deveria negar a venda e solicitar a troca do receituário médico”, afirmou. A magistrada também afirmou que não se pode culpar os pais pela falta de leitura da bula. Eles procuraram uma drogaria conhecida, esperando um atendimento especializado.
O remédio que o bebê ingeriu foi o colírio tartarato de brimonidina, contraindicado para crianças menores de dois anos. De acordo com a bula, o medicamento pode causar sérios efeitos colaterais, como diminuição do batimento cardíaco, dificuldade para respirar e coma. A defesa dos pais alegou que a receita era para bromoprida, remédio usado para combater o enjoo e vômito.
A farmácia ainda justificou o erro pela semelhança entre as embalagens dos dois medicamentos. Entretanto, a decisão judicial reforça a responsabilidade da drogaria em fornecer o medicamento correto. O caso do bebê que morreu chama a atenção para a segurança nas farmácias e o dever de orientação dos profissionais.
(OBemdito com informações Metrópoles)
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Feirantes apostam na onda dos alimentos higienizados e picados, que conquista cada vez mais adeptos
A equipe que opera o helicóptero Arcanjo 01, em atuação no Verão Maior Paraná, utilizou…
Um homem de 21 anos morreu após ser atropelado na madrugada deste domingo (18) na…
Este site utiliza cookies
Saiba mais