Fotos: Igor Gobbo/Assessoia Expo Umuarama
Nascida e desenvolvida na terra do boi gordo do Paraná, a Expo Umuarama reafirma seu papel como um dos mais importantes eventos agropecuários do Estado ao abrir espaço também para a exposição e julgamento de ovinos.
A programação que contempla a exibição de machos reprodutores e fêmeas de elite, a feira se consolida como uma vitrine essencial para a valorização da ovinocultura, que por aqui não é tão expressiva, mas é considerada promissora.
Além de oferecer ao público a oportunidade de apreciar de perto exemplares de genética aprimorada, a Expo Umuarama promove competições acirradas nas pistas de julgamento.
Dos cerca de 70 exemplares expostos, 65 ‘desfilaram’ na pista, das raças de corte Poll Dorset, Suffolk, Santa Inês, Dorper e Texel, vindos de cabanhas de diferentes municípios, como Maringá, Ponta Grossa, Cascavel, Palmeira e Umuarama.
À frente dos julgamentos está o presidente da Ovinopar, engenheiro agrônomo Jorge Augusto Szczypior. “Os animais que se destacam recebem premiações que aumentam significativamente sua valorização no mercado, atraindo o interesse de criadores e investidores”, afirma.
De acordo com o agrônomo, o investimento em melhoramento genético na ovinocultura é fundamental para elevar a produtividade e a qualidade dos rebanhos. “A seleção criteriosa de matrizes e reprodutores com características superiores resulta em animais mais resistentes, precoces e com maior eficiência na conversão alimentar”, explica.
Os julgamentos avaliam critérios como conformação, padrão racial, peso e características reprodutivas dos ovinos. “Para os criadores, a competição não apenas reconhece a qualidade do rebanho, mas também serve como um selo de excelência, impulsionando negócios e ampliando as oportunidades no setor”, confirma Szczypior.
Ao abrir suas portas para essa modalidade, a Expo Umuarama fortalece o agronegócio local. Dessa forma, está fomentando a ovinocultura como uma alternativa de renda nas propriedades, incentiva a profissionalização dos criadores e evidencia o protagonismo do Paraná na produção de ovinos de alta qualidade.
Inclusive, é o que defende o presidente da Sociedade Rural de Umuarama, Milton Gaiari. “Com investimentos crescentes em melhoramento genético e manejo, o setor demonstra potencial para continuar expandindo e conquistando espaço no mercado nacional”, assegura.
Um produtor de Palmeira-PR, Ricardo dos Santos, trouxe oito exemplares para mostrar na Expo Umuarama. Com um plantel de 1,3 mil animais, sua cabanha [Fazenda Serrana] é especializada em genética da raça Poll Dorset.
“A ovinocultura está se expandindo no Nordeste e no Centro-Oeste do Brasil; temos muitos clientes por lá… Ano passado vendemos 200 reprodutores para o Mato Grosso e 50 para a Bahia”, conta Santos. Da Expo Umuarama ele leva os troféus de Grande Campeão e Reservado [ambos, macho e fêmea].
Leia também: Expo Umuarama encerra sua agenda de leilões de gado neste sábado e no domingo.
Sérgio Takahashi, gerente da Texel Gran Reserva de Maringá, acompanhou o julgamento dos animais na Expo Umuarama. Ele conta que a empresa em que trabalha é especializada na produção de sêmen e em transferência de embrião.
“A genética aprimorada garante carne de melhor sabor, mas também faz com que a ovinocultura se torne mais sustentável e rentável”, atesta. A Texel Gran Reserva garantiu os troféus de Grande Campeão e Grande Campeã da raça.
Atualmente o rebanho de ovinos do Brasil ultrapassa a casa dos 21 milhões. A Bahia é o maior produtor nacional e representa 20% desse total. O rebanho do estado ultrapassou o do Rio Grande do Sul em 2016. O Paraná tem estimadas 600 mil cabeças, sendo que Umuarama tem cerca de 3.500 ovinos
A programação da Expo Umuarama está disponível no site oficial (clique aqui).
(Informações: Assessoria Expo Umuarama)
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Feirantes apostam na onda dos alimentos higienizados e picados, que conquista cada vez mais adeptos
A equipe que opera o helicóptero Arcanjo 01, em atuação no Verão Maior Paraná, utilizou…
Um homem de 21 anos morreu após ser atropelado na madrugada deste domingo (18) na…
Um homem de 37 anos ficou gravemente ferido após ser atacado com um facão na…
Este site utiliza cookies
Saiba mais