Foto: Reprodução/OBemdito
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra dois adolescentes subindo Obelisco da Praça Santos Dumont, em Umuarama. As imagens de desrespeito ao patrimônio público foram gravadas por pedestres que passavam pelo local nesta quarta-feira (19).
Os jovens aparecem no primeiro patamar do monumento, que possui altura considerável. Não se sabe como eles alcançaram essa posição. Até o momento, não houve registro de ocorrência na Polícia Militar ou na Guarda Municipal.
O diretor da Guarda Municipal de Umuarama, Valdiney Roberto Rissato, afirmou que situações como essa podem ser informadas à corporação, mas não configuram crime.
“Não temos como enquadrar como dano ao patrimônio nem responsabilizar os pais. É um caso em que os próprios jovens se colocam em risco”, explicou.
A Praça Santos Dumont é um dos pontos mais visitados de Umuarama. Frequentada por moradores e turistas, conta com pista de skate, Centro de Treinamento do Umuarama Futsal e espaços de convivência.
O obelisco, instalado em 1965 e modernizado posteriormente, é o símbolo central da praça. A região recebe grande fluxo de pedestres e veículos, cercada por estabelecimentos financeiros e administrativos.
O obelisco é um monumento vertical inspirado na cultura egípcia. Costuma homenagear figuras históricas, marcos urbanos e eventos significativos. A Praça Santos Dumont já foi palco de momentos importantes, como a chegada da energia elétrica a Umuarama e as primeiras decorações natalinas da cidade. Observar o monumento exige uma certa referência em memória aos colonizadores da cidade.
Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…
O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano
Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento
Cidade recebe atrações culturais, espetáculo teatral e passeio do Bom Velhinho pelo comércio
O projeto atendeu mais de 6.500 alunos e garantiu a entrega dos óculos para os…
PM apreendeu facas, machadinha, socos-ingleses e máscaras após denúncia
Este site utiliza cookies
Saiba mais