Foto: Prefeitura de Palmas/Divulgação/ Agência Brasil
A agropecuária brasileira fechou 2024 com recordes na produção de ovos e no abate de bovinos, frangos e suínos. A produção de carne e ovos cresceu significativamente, impulsionada pela demanda interna e externa.
O abate de bovinos no ano passado cresceu 15,2%, com 39,27 milhões de cabeças abatidas, 5,17 milhões a mais do que em 2023. Este é o maior número desde 2013, quando o país registrou 34,41 milhões de bovinos. A alta foi impulsionada pelo abate de fêmeas, com um recorde de 16,9 milhões de cabeças, 19% a mais que em 2023.
Os estados de Mato Grosso, Goiás e São Paulo lideraram o abate de bovinos, respondendo por mais de 38% da produção nacional. A demanda por carne bovina foi impulsionada pelo fortalecimento da economia interna e pela crescente procura internacional, especialmente pela China, que importou 52% da carne brasileira.
Além disso, o Brasil manteve sua posição como líder mundial na produção e exportação de carne de frango. O abate de frangos atingiu 6,46 bilhões de unidades, representando um crescimento de 2,7% sobre 2023. Os três estados da Região Sul dominaram o ranking, com destaque para o Paraná, com 34,2% da produção.
O Brasil também atingiu recordes na produção de carne suína, com 57,86 milhões de cabeças abatidas, um aumento de 1,2% em relação a 2023. Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul foram os principais estados produtores. A carne suína brasileira encontrou mercado principalmente na China e Filipinas.
No setor avícola, a produção de ovos de galinha atingiu 4,67 bilhões de dúzias, com crescimento de 10% em relação a 2023. O último trimestre de 2024 registrou o maior volume da série histórica do IBGE, com 1,2 bilhão de dúzias de ovos produzidos.
Esses recordes destacam o crescimento da agropecuária brasileira, com forte desempenho nas exportações e na produção interna, impulsionados por melhores condições econômicas e aumento da demanda internacional.
(OBemdito com informações Agência Brasil)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais