Imagem histórica da primeira edição da então Exapiu - hoje Expo Umuarama - em fevereiro de 1974. Observem alguns detalhes: o Parque de Exposições era bem menor e ao seu redor ainda existiam os cafezais (à direita), que anos depois foram derrubados para aumentar o número de pavilhões de animais - Foto exclusiva: Italo
No dia do lançamento da 50ª edição da Expo Umuarama vamos lembrar a primeira grande festa agropecuária da cidade. O sábado 16 de fevereiro de 1974 foi um dia muuuito especial, diria imensamente especial. Histórico, memorável e inesquecível!!! Pela primeira vez na história de Umuarama acontecia uma festa de tamanhas proporções e diversidades desde a sua fundação em 1955.
Nessa data foi realizada pela primeira vez a Exapiu, sigla da Exposição Feira Agropecuária e Industrial de Umuarama. E, consequentemente, a inauguração do Parque de Exposições, um espaço sem similar aqui na região pelo seu tamanho e linhas de arquitetura especificamente do gênero agro.
Desde o começo da semana os hotéis da cidade já estavam lotados por fazendeiros das cidades vizinhas e até do Mato Grosso do Sul. E os restaurantes e botecos cheios de visitantes ávidos pelo início da grande festa agropecuária.
Outro detalhe da movimentação eram as placas dos incontáveis veículos trafegando pela urbe que mostravam que eram dos visitantes. Isso significava que o comércio da Capital da Amizade estava vendendo e acumulando lucros antes nunca vistos, pois nunca havia acontecido um evento desse porte. E esse ritmo seguiu até alguns dias depois do fim da Exapiu.
Acrescente-se a essa agitação o grande número de expositores de fora que vieram para participar do evento. Além disso, formaram-se filas de caminhões de transporte de bovinos que lotariam os pavilhões destinados à exposição de bois de diversas raças.
Vale somar à caravana de visitantes um expressivo número de trabalhadores que vieram de fora para trabalhar no Parque de Exposições na montagem dos pavilhões dos animais. Eram carpinteiros que tinham experiência nesse tipo de construção de madeira, com espaços em cimento para os bebedouros de água e comedouros para os alimentos dos bovinos. Outros eram das fazendas de Umuarama, que também entendiam de construção de galpões pecuários.
E some-se aos profissionais já citados o grupo de comerciantes que veio para oferecer uma série de atendimentos ao público que iria à Exapiu. Entre eles, donos de restaurantes, churrascarias, bares, lanchonetes, vendedores de doces, sorvetes e outros tipos de alimentos que se instalavam em barracas e/ou instalações de madeira e trailers…
A festa agropecuária também contemplou outras atividades comerciais espalhadas em quiosques. Os empresários vendiam roupas típicas, calçados de boiadeiros, berrantes e os famosos chapéus de ‘cowboys’.
Enfim, para não me alongar ou tornar-me repetitivo, encerro dizendo que antes nunca Umuarama havia sediado um evento com tantas variedades em atrações de todo tipo. Desde a parte artística, até uma concentração de endereços para ir às compras e se divertir com a família.
E, tudo isso, se repetiu em escalas cada vez maiores a cada edição da festa agropecuária desde seu começo como Exapiu até agora como cinquentenária Expo Umuarama. (ITALO FÁBIO CASCIOLA, Especial para OBEMDITO)
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Feirantes apostam na onda dos alimentos higienizados e picados, que conquista cada vez mais adeptos
A equipe que opera o helicóptero Arcanjo 01, em atuação no Verão Maior Paraná, utilizou…
Este site utiliza cookies
Saiba mais