Foto: Ilustrativa/Freepik
A ressaca pode trazer uma série de sintomas desagradáveis, como fadiga, dor de cabeça, náuseas, desidratação, irritabilidade e, além disso, prejuízo na qualidade do sono. Para aliviar os sintomas da ressaca, algumas estratégias podem ser adotadas. Separamos uma lista de dicas e sucos para ajudar quem passou do limite durante as festas no feriado de Carnaval.
O álcool é uma substância agressiva ao organismo e que pode levar até 48 horas para ser completamente eliminado. O fígado é o órgão responsável por metabolizar a substância, transformando-a em acetaldeído e, posteriormente, em ácido acético, que é excretado pelos rins. Esse processo demora e pode causar impactos negativos no corpo.
O acetaldeído é altamente tóxico e continua circulando pelo organismo até o organismo metabolizá-lo completamente. Ele se deposita em diversos órgãos antes da eliminação, contribuindo para os sintomas da ressaca. Além disso, substâncias como congêneres e sulfitos, presentes em bebidas alcoólicas destiladas, intensificam os sintomas da ressaca, variando de acordo com idade, sexo, saúde e hábitos alimentares.
Além disso, o consumo excessivo e frequente de álcool pode tornar o organismo mais tolerante à substância, levando à necessidade de doses maiores para obter o mesmo efeito. No entanto, essa adaptação também pode resultar em um quadro de “tolerância reserva”, em que o consumo repetitivo agrava os sintomas da ressaca.
A melhor forma de evitar os efeitos negativos do álcool é a abstenção ou o consumo moderado, sobretudo, respeitando os limites individuais. Esses limites variam entre um e cinco drinks por pessoa, uma ou duas vezes por semana, dependendo do estilo de vida. Entretanto, não existem fórmulas mágicas para curar a ressaca rapidamente.
Leia também: Comer salsicha faz mal para a saúde? Veja o que dizem os especialistas
Apesar existerem alguns alimentos e líquidos que podem ajudar a amenizar os sintomas, o único remédio eficaz, acima de tudo, é o tempo. Muitos medicamentos são mencionados para aliviar os sintomas, mas não são recomendados devido ao risco de toxicidade. A melhor escolha é sempre beber água, sucos e fazer uma alimentação leve e balanceada.
Não há alimentos proibidos ou permitidos, mas algumas escolhas ajudam a amenizar os sintomas. Se houver exagero na bebida, é melhor que seja de forma consciente, pois há maneiras de reduzir o impacto da ressaca.
Leia mais: Chá Verde: veja os benefícios e como consumir corretamente
Por outro lado, alguns alimentos e bebidas devem ser evitados quando a ressaca já estiver instalada:
Ficar em jejum por mais de três ou quatro horas não é indicado, pois o consumo excessivo de álcool prejudica a mobilização das reservas de glicose, podendo causar episódios de hipoglicemia.
Leia também: Atividade física para iniciantes: especialista explica como começar a se exercitar
Confira receitas de sucos naturais que auxiliam na reidratação, no controle glicêmico, assim como, ajudam na recuperação do organismo após o consumo excessivo de álcool.
Ingredientes:
Modo de preparo: Bata rapidamente todos os ingredientes no liquidificador e sirva sem coar.
Benefícios: A melancia auxilia na hidratação, enquanto o aipo e a hortelã têm propriedades antioxidantes e digestivas, ajudando na eliminação de toxinas e no alívio do desconforto estomacal.
Leia também: Atividade física para iniciantes: especialista explica como começar a se exercitar
Ingredientes:
Modo de preparo: Bata bem todos os ingredientes no liquidificador e sirva sem coar.
Benefícios: A aveia e a banana fornecem fibras e minerais essenciais para a recuperação do corpo, enquanto a couve e a laranja contribuem com antioxidantes e ação anti-inflamatória.
Ingredientes:
Modo de preparo: Bata bem os ingredientes no liquidificador e sirva sem coar.
Benefícios: A beterraba e a cenoura são fontes de antioxidantes e vitaminas que auxiliam na regulação da pressão arterial e na recuperação celular, enquanto a uva melhora a circulação e reduz inflamações.
Ingredientes:
Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva gelado, sem coar.
Benefícios: A água de coco e a maçã verde ajudam na reposição de eletrólitos e na digestão, enquanto o kiwi e a erva-doce atuam como anti-inflamatórios naturais, reduzindo o estresse oxidativo e melhorando a função digestiva.
Essas bebidas são alternativas naturais para ajudar o organismo a se recuperar dos efeitos da ressaca, promovendo hidratação e fornecendo nutrientes essenciais para a recuperação do fígado e do sistema digestivo.
Leia também: Descubra a carne perfeita para bife que não compromete o orçamento
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais