Foto: Roberto Dziura Jr/AEN
O período de Carnaval exige cuidados redobrados, principalmente com alimentação, hidratação e o sol. Aquelas pessoas que deixam a rotina de lado para aproveitar a folia, reencontrar amigos e celebrar com muita música e diversão precisam ter atenção para não interromper a festa mais cedo.
Para equilibrar samba no pé e saúde em dia, a Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa/PR) preparou algumas dicas para um carnaval saudável. A recomendação é manter cuidados, especialmente com hidratação e alimentação.
É comum que os foliões alterem seus hábitos, com menos horas de sono, alimentação fora dos horários de costume e também esqueçam da hidratação, o que pode acarretar em prejuízos para a saúde e hospitalizações.
“Muitas vezes as condições físicas do folião são muito exigidas. Além disso, o clima mais quente pode acarretar sintomas como desidratação, mal-estar, vômitos e náuseas”, diz a coordenadora de Promoção da Saúde da Sesa, Elaine Cristina Vieira de Oliveira.
“Também nesse período é comum aumentar os casos de intoxicação alimentar, que geralmente causam problemas gastrointestinais, como dor abdominal, diarreia, febre e mal-estar generalizado”, acrescentou.
Por isso, segundo ela, é necessário prestar atenção como os alimentos estão sendo comercializados durante as festas, principalmente a manipulação e a conservação.
– Aumentar o consumo de líquidos, principalmente água, para manter uma boa hidratação, mas também pode ser suco de frutas, de preferência suco natural ou em polpa, bem como água de coco.
– Bebidas ultraprocessadas, como refrigerantes, bebidas energéticas com cafeína, sucos em pó e néctar de frutas, bebidas com chocolate e outras bebidas adoçadas artificialmente devem ser evitadas.
– Não ficar em jejum. Realizar refeição antes de sair para as festas.
– Antes de cair na folia, se organizar para preparar uma boa refeição à base de cereais como arroz, milho, massas (base de trigo), de preferência na forma integral, já que oferecem maior sensação de saciedade; tubérculos como mandioca, batata, mandioquinha; proteínas animais com pouca gordura como carnes magras e ovos, além de proteínas vegetais, como grão-de-bico, feijão, ervilhas e lentilhas.
– Consumir verduras, legumes e frutas, pois são alimentos mais leves e ricos em água, vitaminas e minerais.
– Evitar alimentos com alto teor de gordura, como frituras e salgadinhos, pois também dificultam a digestão que se torna mais lenta.
– Uma boa ideia é preparar lanches mais saudáveis de forma caseira para consumir quando a fome bater durante as festas, como, por exemplos, sanduíches, frutas in natura, frutas secas e castanhas, tomando cuidado para mantê-los sob refrigeração.
– Cuidado com o local onde realizará as refeições e lanches. É importante verificar se tem a devida refrigeração ou acondicionamento dos alimentos.
– Evitar o consumo de bebidas com álcool, já que o uso do álcool impacta a saúde de diversas formas, além das consequências sociais, acidentes e violências, lembrando que não existe consumo seguro de bebida alcoólica.
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Feirantes apostam na onda dos alimentos higienizados e picados, que conquista cada vez mais adeptos
A equipe que opera o helicóptero Arcanjo 01, em atuação no Verão Maior Paraná, utilizou…
Um homem de 21 anos morreu após ser atropelado na madrugada deste domingo (18) na…
Este site utiliza cookies
Saiba mais