O prefeito interino de Umuarama, Hermes Pimentel | Foto: Danilo Martins/OBemdito
Pouco depois das 16h30 desta quinta-feira (16) foi empossado o novo prefeito interino de Umuarama, Hermes Pimentel. Ele assume o cargo após o afastamento temporário de Celso Pozzobom, em uma decisão do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR). Pimentel é empresário do ramo supermercadista e imobiliário.
O novo Secretário de Comunicação Valdir Miranda apresentou a cerimônia de posse de Pimentel. Foi lida a ata e feita a assinatura do termo de substituição do chefe do executivo municipal.
Após o ato oficial, Pimentel respondeu a uma série de questionamentos feitos pela imprensa. O gestor disse que irá manter os secretários de apenas duas pastas: Saúde (Maria Harue Takaki) e de Obras (Issamu Oshima). A partir de segunda-feira (20) terão início as nomeações. Além de Valdir Miranda, também foi anunciado o novo secretário de Indústria e Comércio, o empresário Marcelo Adriano e o secretário de Administração será o contador Silvestre Roberto de Lima.
Pimentel afirmou que as nomeações levarão em conta critérios técnicos e políticos. “Não vou esconder que tem política”, comentou, acrescentando que entre 40% e 50% dos novos secretários serão servidores concursados da Prefeitura.
O novo prefeito explicou que “Umuarama estava há 120 dias na atribulação”, desde que foi desencadeada a Operação Metástase, e que ninguém sabia ao certo o que estava ocorrendo por se tratar de segredo de justiça. Pimentel declarou que não tem nada contra a gestão de Celso Pozzobom e que irá administrar a cidade não pensando apenas nos seis meses determinados pela justiça, mas acreditando que será até o fim do mandato.
O prefeito interino foi categórico ao afirmar que é um administrador, um líder e não sou coronel. “Preciso do povo de Umuarama para administrar a cidade”. Questionado sobre a possibilidade de enxugar as finanças, Pimentel enfatizou que a Prefeitura é uma empresa, uma casa, e que precisa ser gerenciada e cuidada como tal. “Se não tiver como enxugar, você não toca sua casa”, acrescentando que vai manter sua simplicidade e humildade. “Sempre tive isso na minha vida e quero continuar”.
O novo gestor ainda disse que irá dar sequência as obras em andamento, que “já estão com recursos garantidos”. E que um dos destaques de sua administração será a área social. Na oportunidade Pimentel já avisou que irá buscar apoio e parcerias com igrejas e que a assistência social deve trabalhar de forma eficiente, principalmente nessa época de pós-pandemia, quando grande parte da sociedade está em vulnerabilidade.
Outro carro-chefe de sua gestão será a habitação. “Hoje um dos gargalos de Umuarama é o setor de moradias”, argumentou. O novo prefeito falou que pretende ir para Curitiba no início da próxima semana em busca de recursos e parcerias para ‘destravar’ o setor habitacional.
Rose, esposa do Pimentel, estava presente na solenidade e passa a ser interinamente a primeira-dama. Também comparecera, o presidente da Câmara de Vereadores Fernando Galmassi e o deputado estadual Delegado Fernando Martins, entre outras autoridades.
O prefeito Celso Pozzobom vai recorrer da decisão do Tribunal do Justiça do Paraná (TJPR) que o afastou temporariamente do mandato, no final da tarde desta quarta-feira (15).
O advogado de Pozzobom, Alessandro Silvério, disse que aguarda o acesso aos fundamentos da decisão para definir a estratégia de defesa. Até o final da manhã desta quinta-feira (16), ele ainda não tinha as informações em mãos.
Confira os vídeos da posse de Pimentel:
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais