Fotos: Divulgação/FAB
A Força Aérea Brasileira (FAB) abateu uma aeronave venezuelana que, ao adentrar de forma clandestina o espaço aéreo nacional, desobedeceu às ordens de pouso forçado, na manhã de terça-feira (11). O incidente, que a FAB só divulgou nesta quarta-feira (12), ocorreu nas proximidades de Manaus (AM), onde a aeronave caiu e pegou fogo. Além disso, os dois ocupantes do avião, identificados como traficantes, morreram. Por fim, no interior da aeronave, a Polícia Federal localizou uma quantidade de drogas que ainda está sob verificação.
De acordo com a FAB, antes de qualquer ação, as autoridades adotaram “medidas de averiguação” para confirmar a identidade da aeronave e monitorar seu comportamento. Após a aeronave não responder aos chamados e continuar o voo de forma irregular, os militares a classificaram como hostil. Em seguida, realizaram “tiros de detenção”, com o objetivo de impedir a continuidade do voo ilícito e o avião venezuelano foi abatido.
“Essa medida é utilizada como último recurso, após a aeronave interceptada descumprir todos os procedimentos estabelecidos e forçar a continuidade do voo ilícito”, explicou o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (Cecomsaer).
Após os tiros de detenção, o avião colidiu com o solo em uma área de selva e as chamas o consumiram. Devido ao incêndio, as autoridades ainda não conseguiram identificar o modelo da aeronave. A queda ocorreu em uma região de difícil acesso, o que complicou os trabalhos de resgate e investigação.
O Comando de Operações Aeroespaciais (Comae) coordenou a operação, que integrou a Operação Ostium, iniciativa que visa combater atividades criminosas nas fronteiras do país. Todos os movimentos ocorreram em conjunto com a Polícia Federal e seguiram os protocolos estabelecidos pelo Decreto nº 5.144, de 2004, conhecido como “Lei do Abate”.
A Operação Ostium tem como objetivo sufocar atividades ilícitas, especialmente o tráfico de drogas e armas, em regiões de fronteira. Nesse sentido, a ação desta terça-feira, além de intensificar o combate a esses crimes, reforça a estratégia de atuação conjunta entre a FAB e a Polícia Federal. Dessa forma, busca-se garantir a segurança do espaço aéreo nacional e, ao mesmo tempo, coibir a entrada de aeronaves envolvidas em atividades criminosas.
Por outro lado, ainda não há informações detalhadas sobre a quantidade de drogas encontradas ou a identidade dos ocupantes da aeronave. Enquanto isso, a investigação segue em andamento, sendo que há a expectativa de que novos detalhes sejam divulgados nos próximos dias.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais