Uma investigação preocupante revela que mais de 10 milhões de CPFs no Brasil estão suspeitos de serem usados em crimes financeiros, particularmente em esquemas de clonagem e abertura de contas laranjas. Este levantamento, realizado pela Quod em parceria com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), destaca uma vulnerabilidade especialmente alarmante entre jovens de 18 a 25 anos.
Os cidadãos podem identificar sinais de que seus CPFs podem estar clonados ou usados indevidamente através de cobranças desconhecidas (faturas de produtos ou serviços que não foram solicitados), abertura de contas bancárias sem solicitação; e consultas inesperadas, em que empresas desconhecidas consultam seus dados.
Perceber esses sinais precocemente é essencial para prevenir danos financeiros e legais mais severos.
A negativação indevida gerada pela clonagem de CPFs pode dar origem a ações por danos morais. Os envolvidos em tais casos têm a possibilidade de procurar o Juizado Especial Cível, dispensando muitas vezes a necessidade de um advogado, para buscar reparação financeira.
Em um ambiente digital em constante expansão, salvaguardar a segurança de informações pessoais como o CPF é mais crítico do que nunca. informação é uma linha tênue entre a segurança financeira e vulnerabilidade a fraudes.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais