Foto: Tânia Rego/Agência Brasil
As ligações indesejadas continuam a ser um dos maiores incômodos para os brasileiros, com mais de 1 bilhão de chamadas mensais classificadas como telemarketing abusivo, conforme dados apresentados pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) ao Cdust (Comitê de Defesa dos Usuários de Serviços de Telecomunicações).
Entre junho de 2022 e dezembro de 2024, a Anatel bloqueou 184,9 bilhões de chamadas inoportunas, provenientes de 26 operadoras monitoradas. Ainda assim, aproximadamente 15% das ligações indesejadas escapam das medidas de bloqueio, atingindo usuários em todo o país.
Segundo a agência, telemarketing abusivo é caracterizado quando uma empresa realiza mais de 100 mil ligações por dia utilizando sistemas automatizados (robocalls). Essas chamadas têm duração média de seis segundos e são interrompidas caso não haja interação imediata, dificultando a identificação do responsável.
Mesmo com as ações para coibir a prática, o número de ligações bloqueadas subiu de 76,11 bilhões, nos últimos sete meses de 2023, para 82,52 bilhões, no mesmo período de 2024. Isso reflete uma elevação no uso de estratégias de telemarketing abusivo, embora o volume total de chamadas na rede tenha se mantido estável.
A experiência dos consumidores corrobora os dados. Eduardo Henrique Farias, 23, morador do Maranhão, relata receber até 20 chamadas diárias de uma operadora de telefonia. “Nem consigo pedir para parar, porque as ligações são automatizadas e caem antes de falar com um atendente”, explica.
Estudos independentes sugerem que o cenário pode ser ainda pior. Um levantamento do aplicativo Truecaller, realizado em 2021, mostrou que cada número de telefone no Brasil recebe, em média, 32,9 ligações indesejadas por mês — o que equivale a mais de 10 bilhões de chamadas considerando as 268 milhões de linhas ativas no país.
A Anatel determina que uma ligação é considerada abusiva se:
Com o aumento da pressão por medidas mais rígidas, a Anatel mantém o compromisso de combater o problema, mas alerta que mudanças definitivas dependem de regulamentação mais ampla e fiscalização contínua.
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