Foto: Danilo Martins/OBemdito
Nesta quinta-feira (09) os vereadores Ana Novais, Mateus Barreto, Ednei do Esporte, Sorrisal e Cris das Frutas estiveram na delegacia de Polícia Civil (PC) e receberam orientação para registrar um boletim de ocorrência contra o auxiliar administrativo Luiz Paulo Fávaro, que foi convocado como testemunha na CPI da Covid, mas se negou a falar.
A oitiva aconteceu na última quarta-feira (08) e mesmo sem ter habeas corpus, com orientação de uma advogada, Luiz Paulo se negou a responder os questionamentos. Dra. Emily Carnevalli disse que o cliente já prestou todos os esclarecimentos ao Ministério Público (MP).
A CPI foi formada para apurar um esquema de desvio de recursos na área da saúde da Prefeitura de Umuarama apontado pela Operação Metástase. O prejuízo aos cofres públicos pode chegar a R$ 19 milhões.
Logo após depoimento, o relator da CPI, vereador Mateus Barreto disse que “nós da comissão deveríamos ouvi-lo como testemunha, ele não tinha nenhum instrumento jurídico que permitisse ficar quieto e deveria responder a todas as perguntas”. (Saiba mais aqui).
Na quinta, a presidente da CPI, vereadora Ana Novais, afirmou que os parlamentares ainda pretendem falar com Luiz Paulo. “A CPI ainda quer ouvir ele”. (Veja a entrevista completa acima). O boletim foi registrado online na manhã desta sexta-feira (10).
Segundo os vereadores está configurado o crime de “fazer afirmação falsa, ou negar ou calar a verdade como testemunha, perito, tradutor ou intérprete, perante a Comissão Parlamentar de Inquérito”. Além disso, a Lei n° 1.579 de 18 de março de 1952, dispõem sobre Comissão Parlamentares de Inquérito em seu art. 4º diz que constitui crime “fazer afirmação falsa, ou negar ou calar a verdade como testemunha, perito, tradutor ou intérprete, perante a Comissão Parlamentar de Inquérito”.
A defesa de Luiz Paulo disse a OBemdito que só vai se manifestar após uma “possível notificação sobre o teor desse boletim de ocorrência, tendo em vista que os motivos que o fizeram ficar em silêncio já foram elencados perante a comissão no dia 08/09”.
Na próxima semana a CPI ouve Valdecir Miester, apontado como suspeito de articular o esquema de desvio e Pedro Arildo Ruiz Filho, da Norospar.
(Imagens: Danilo Martins/OBemdito)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais