Fotos: Assessoria PMU
O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado em 3 de dezembro, teve um momento especial em Umuarama. O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD) e a Secretaria Municipal de Assistência Social realizaram ações de conscientização e apresentações culturais no Centro da Juventude (Ceju), com a presença do prefeito Celso Pozzobom e da secretária Dayanne Paola Demozzi.
A data (3 de dezembro) foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992 para conscientizar a sociedade sobre os desafios enfrentados pela população com deficiência, além de promover os direitos humanos.
“Hoje é um dia de reflexão, troca de experiências e celebração das conquistas das pessoas com deficiência. O objetivo deste encontro é sensibilizar e envolver adolescentes do Ceju na construção de uma sociedade mais inclusiva e acessível”, destacou a secretária da Assistência Social.
Para marcar a data, o CMDPD uniu-se à equipe da Assistência Social e do Centro da Juventude, também com as entidades Apae (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais), Apadevi (deficientes visuais), Assumu (surdos) e Adefiu (deficientes físicos) para uma tarde de grandes vivências e aprendizado.
Estiveram presentes a atual presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Gilclece Jovelino Vieira Rocha, o coordenador do Ceju, Jeferson Ferreira, o promotor público Marcos Antonio de Souza e a diretora de Assistência Social, Adnetra Vieira Santana, além do prefeito e da secretária Dayanne Demozzi.
Os representantes das entidades apresentaram ações e serviços que desempenham papel fundamental no atendimento e apoio às pessoas com deficiência no município e como contribuem para a inclusão e o bem-estar dessa parcela da população. Eliana Soares Cerci, diretora da Apae, expor um pouco sobre a atuação da entidade e o Projeto Superação. Fundada em 1971, a instituição promove a sensibilização, conscientização, prevenção, habilitação, reabilitação e inclusão no mundo do trabalho.
Em nome da Associação de Assistência aos Surdos de Umuarama (Assumu), a professora Katiane (interprete de Libras) e a aluna Esther Neves interpretaram na língua de sinais a música “Desbravador”, composta para o Clube de Desbravadores com uma mensagem de luta pelos direitos e de superação dos limites.
A Associação dos Deficientes Físicos de Umuarama e Região (Adefiu) apresentou a equipe Tigres do Basquete, composta por atletas cadeirantes que destacam o nome de Umuarama e já conquistaram vários títulos estaduais e nacionais.
O Coral Luz Interior representou a Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais de Umuarama (Apadevi), que oferece serviços de estimulação essencial e visual, itinerância, apoio à escolarização, orientação e mobilidade; ensino da escrita e leitura do sistema Braille, sorobã, informática e acuidade visual, encaminhamento oftalmológico, convivência e fortalecimento de vínculos e os projetos Cozinha Alternativa, Produção de Polpas de Frutas, Geração de Renda e Auto Sustentação.
Por fim, os adolescentes foram convidados a participar de uma dinâmica experimentando as realidades enfrentadas por pessoas com deficiência no dia a dia, utilizando recursos como cadeira de rodas, andadores, bengalas e vendas para os olhos. A proposta foi se colocar no lugar de pessoas que utilizam esses recursos, enfrentando desafios e refletindo sobre as barreiras físicas e sociais existentes.
(Reportagem: Assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais