Fotos: Assessoria PMU
A Secretaria Municipal de Educação e as escolas municipais Benjamin Constant, Evangélica e Tempo Integral realizaram a 1ª Mostra Interativa de Robótica Educacional. Nessa primeira edição, as escolas que atendem em tempo integral e oferecem a robótica educacional no acompanhamento pedagógico de matemática, elaboraram uma oficina especial para receber estudantes de outras escolas para mostrar o material e as atividades desenvolvidas.
Um dos visitantes da mostra foi o prefeito Celso Pozzobom, que esteve na Escola Tempo Integral ao lado da secretária da Educação, Mauriza de Lima Menegasso. “Fiquei surpreso com a habilidade dos alunos e o conhecimento adquirido a partir desse projeto, que merece ser estendido a outras estolas”, disse o prefeito.
No distrito de Roberto Silveira, a Escola Municipal Benjamin Constant recebeu estudantes do 4º ano da Escola Municipal Carlos Gomes, localizada no distrito de Santa Eliza.
Em Umuarama, a Escola Municipal Tempo Integral recebeu os estudantes de uma turma do 4º ano da Escola Municipal São Francisco e, por fim, a Escola Municipal Evangélica recebeu os estudantes da Escola Professora Maria Augusta do Amaral Picelli. “Em 2025, as escolas municipais Carlos Gomes e Maria Augusta Picelli também ofertarão a robótica educacional no atendimento em tempo integral”, anunciou Mauriza Lima.
A secretária explicou que a robótica educacional possibilita aos estudantes, por meio da construção e programação das atividades propostas, a oportunidade de resolver problemas reais, trabalhar em equipe e aplicar conceitos de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática de maneira prática e envolvente.
A proposta de robótica que os estudantes participam está alinhada às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na parte de computação, estimulando o pensamento computacional em um ambiente de aprendizado colaborativo.
“Estudantes, docentes e a comunidade – que participou da mostra – exploraram novas possibilidades, compartilharam experiências e ações fundamentais para uma educação compromissada em formar cidadãos críticos, criativos e preparados para os desafios do amanhã”, acrescentou a secretária da Educação.
A 1ª Mostra de Robótica Educacional foi realizada para incentivar a interação entre os participantes e escolas visitantes, fortalecendo a troca de conhecimentos e experiências. Também foi a oportunidade de demonstrar a aplicação prática dos momentos de aprendizagem da robótica nas escolas de tempo integral, além de promover a integração entre estudantes, docentes e a comunidade. O evento aconteceu no dia 6 de dezembro.
(Reportagem: Assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais