Instituto Nossa Senhora Aparecida
Sicred
Luiz Fernando Publisher do OBemdito

Portões dos colégios eleitorais se abrem e umuaramenses começam a votar

Filas foram registradas em alguns colégios eleitorais, porém o processo segue com agilidade

Foto: Danilo Martins/OBemdito
Foto: Danilo Martins/OBemdito
Portões dos colégios eleitorais se abrem e umuaramenses começam a votar
Luiz Fernando - OBemdito
Publicado em 6 de outubro de 2024 às 08h44 - Modificado em 6 de outubro de 2024 às 08h47
Gastro Umuarama

Os portões dos colégios eleitorais de Umuarama se abriram às 8h da manhã deste domingo (6), dando início às votações para prefeito, vice e vereadores que irão atuar nos próximos quatro anos na gestão municipal. A votação seguirá até as 17h e a cidade computa 82.969 eleitores aptos.

Apesar da abertura ocorrer às 8h, eleitores chegaram cedo aos locais de votação. OBemdito conversou nesta manhã com Fátima Machado da Silva, de 68 anos, que chegou às 6h20 para aguardar o início das votações. Ela disse à reportagem que sempre fez questão de votar e que todas as vezes prefere chegar bem cedinho. “Nunca perdi uma eleição, mas no domingo eu gosto de curtir a minha casa”, explicou, falando sobre chegar adiantada.

Além disso, filas foram registradas em alguns colégios eleitorais logo com a abertura dos portões. Entretanto, as votações estão seguindo com agilidade em praticamente todos os locais, pois são poucos números para o eleitor digitar na urna eletrônica.

Whatsapp Image 2024 10 06 At 08.12.57

LOCAIS E SEÇÕES

Umuarama tem 26 locais de votação, com 252 seções eleitorais organizadas. Confira no fim da reportagem o arquivo com todas as seções, quantidades de eleitores em cada uma delas e locais de votação ou clique aqui.

A 89ª Zona Eleitoral informa que houve a agregação de três seções menores em uma mesma sala de votação. Além das urnas que estarão em funcionamento, há também 25 urnas de contingência ou reserva, que poderão ser utilizadas em caso de problemas técnicos.

Nesta eleição não ocorreram mudanças nos locais de votação. De acordo com a Justiça Eleitoral, uma situação chama a atenção: as urnas que estavam no prédio da antiga Escola Evangélica permanecem no mesmo local, que agora abriga o Centro Municipal de Desenvolvimento. A unidade está situada na Rua Domingos G. de Paulo, 3215, na região da Praça Anchieta, onde 6 seções atenderão 2.068 eleitores.

A Justiça Eleitoral de Umuarama recomenda que os eleitores prestem atenção aos locais onde estão distribuídas as seções e verifiquem suas informações de votação antes de saírem de casa. As informações sobre os colégios e locais de votação estão disponíveis no PDF abaixo e nos sites do TSE ou TRE, além do aplicativo e-Título.

QUAIS OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

O voto é obrigatório no Brasil para todo cidadão, nato ou naturalizado, alfabetizado, com idade entre 18 e 70 anos. O voto é facultativo para jovens de 16 e 17 anos, pessoas com mais de 70 anos e analfabetos. O eleitor pode apresentar os seguintes documentos para comprovar sua identidade no dia da eleição:

– e-Título (para quem tem cadastro biométrico);

– carteira de identidade, identidade social, passaporte ou outro documento de valor legal equivalente, incluindo carteiras de categoria profissional reconhecidas por lei;

– certificado de reservista;

– carteira de trabalho; e

– Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

TRANSPORTE URBANO E RURAL

Neste domingo haverá transporte coletivo urbano gratuito para todos os eleitores de Umuarama, atendendo à determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Uma tabela com todas as rotas e horários dos ônibus pode ser consultada no site da Prefeitura Municipal ou clique aqui.

Os ônibus vão funcionar das 6h30 às 19h. Para utilizar o transporte de forma gratuita é necessário apresentar o título de eleitor, o e-título ou, alternativamente, qualquer meio idôneo, físico ou eletrônico, que comprove a identidade e o local de votação do usuário. Além da gratuidade, haverá horários especiais na programação dos ônibus, com reforço nas linhas que atendem a bairros com mais moradores. No retorno para casa o eleitor deverá mostrar o comprovante de votação para ter acesso ao transporte gratuito.

No caso de moradores da zona rural, a Justiça Eleitoral informou que também haverá transporte gratuito. Serão três veículos, entre ônibus e vans, que realizarão o translado das pessoas das 7h às 18h, ao longo de diferentes percursos. Clique aqui para verificar os veículos, os trajetos e as paradas. O serviço funcionará de forma ininterrupta ao longo do dia e os veículos permanecerão nos locais de desembarque por uma hora, garantindo tempo suficiente para os eleitores votarem e retornarem no mesmo ônibus.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.