Foto: DPE-PR
Uma moradora de Curitiba atendida pela Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) conseguiu receber um total de R$75 mil em dívida de pensão alimentícia do pai de seu filho. O valor corresponde a sete meses de dívidas acumuladas, com atualização dos valores, mais as multas pelo atraso do pagamento.
Além da pensão, o pai havia cancelado plano de internet, telefone e plano de saúde do filho, de oito anos. Após uma ação proposta pela Defensoria Pública na Justiça, a mãe recebeu o valor integral em agosto. O processo tramita na 2ª Vara Descentralizada da Cidade Industrial de Curitiba (CIC).
Inicialmente, a Defensoria Pública solicitou a penhora dos bens do homem, caso a dívida não fosse quitada. A Justiça citou o pai para que ele justificasse a dívida e realizasse o pagamento no prazo estipulado. Ele, então, manifestou que tinha pagado a pensão, mas não comprovou o pagamento. Além disso, alegou que não tinha recursos para pagar o valor.
A Defensoria Pública se manifestou contra a justificativa e solicitou a busca de bens, e demonstrou que o pai tem condições de arcar com os valores da pensão. A obrigação do genitor é de pagar o valor de R$ 3 mil por mês, além de custos adicionais com internet, telefone e plano de saúde.
A defensora pública Luciana Tramujas, atualmente responsável pelo caso, explica que a pensão deve considerar sempre a necessidade da criança e a possibilidade de pagamento da pessoa responsável.
Segundo ela, o pedido mais comum diante da dívida de pensão é a prisão do(a) devedor(a). Neste caso, a DPE-PR optou por solicitar a penhora de bens – quando a Justiça recolhe os bens da pessoa como forma de pagamento da dívida.
“Infelizmente, é incomum localizar bens. No entanto, neste caso, a genitora prosseguiu com a ação e fez repetidas buscas de bens por meio dos pedidos da Defensoria, o que possibilitou a solução da demanda e o pagamento da pensão em atraso”, explica Tramujas.
(Com informações Defensoria Pública do Estado do Paraná)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais