Saúde

Vacina contra a poliomielite deixa de ser ‘gotinha’ e passa a ser injetável em todo o Brasil

Desde esta segunda-feira (30), a vacina oral contra a poliomielite (VOP, também chamada de ‘gotinha’) deixou de ser utilizada em Umuarama, sendo substituída por doses injetáveis (a VIP, vacina inativada poliomielite). Todas as unidades de saúde da cidade já possuem o imunizante e os pais ou responsáveis não precisam se preocupar em aplicar doses de reforço caso já tenham levado seus bebês para receberem a gotinha.

A decisão pela substituição das duas doses de reforço VOP pelas VIP foi do Ministério da Saúde, baseada em critérios epidemiológicos, evidências científicas sobre a vacina e recomendações internacionais para deixar o esquema vacinal ainda mais seguro. “Países como os Estados Unidos e nações europeias já utilizam esquemas vacinais exclusivos com a VIP”, comenta o secretário municipal de Saúde, Edson dos Santos Souza.

A sucessão dos imunizantes no Brasil foi amplamente discutida em Reunião da Câmara Técnica Assessora em Imunizações (CTAI) e recebeu aval do colegiado.

“Foi uma decisão técnica, tomada pelos principais profissionais de saúde do Brasil. O esquema vacinal anterior era composto de três doses da VOP aos 2, 4 e 6 meses e duas doses de reforço da gotinha aos 15 meses e aos 4 anos de idade. A partir de 4 de novembro, a VOP deixa de ser utilizada e o esquema vacinal continua com a VIP aos 2, 4 e 6 meses, além de uma dose de reforço VIP aos 15 meses de idade”, detalha Vitória Todero Uliana, coordenadora do Programa Nacional de imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Umuarama.

Ela detalha que o esquema vacinal com o novo imunobiológico será aos 2 meses (a 1ª dose), aos 4 meses (a 2ª dose), aos 6 meses (a 3ª dose) e aos 15 meses (a dose de reforço). “A substituição das doses já foram providenciadas, no sistema de logística reversa: todas as unidades já devolveram as doses VOP para a Rede de Frio, que será enviada à 12ª Regional de Saúde e agora todas já estão abastecidas com as vacinas VIP”, informa Vitória.

ZÉ GOTINHA FICA

A nova estratégia para uso da VIP é mais um passo na erradicação da poliomielite no Brasil. O país está há 34 anos sem a doença e contabiliza 47 anos de sucesso de uso da VOP nas estratégias de vacinação no combate contra a poliomielite desde que foi introduzida de forma oficial em 1977. “Criado em 1986, o Zé Gotinha é uma marca da luta contra a poliomielite e ele, com toda a sua família, vai continuar trabalhando em prol da imunização”, informa Vitória.

(Reportagem: Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

Reduz número de jovens no Paraná que não trabalham ou estudam, aponta IBGE

O dado, compilado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), consta na Síntese…

18 minutos ago

Morador tem padrão de energia furtado nesta madrugada, em Goioerê

Vítima procurou a Polícia Militar após perceber furto em obra no Jardim Bela Vista

38 minutos ago

Letícia Ferreira da Silva toma posse como desembargadora no TJPR em sessão solene

Letícia Ferreira da Silva assume vaga pelo quinto constitucional da OAB-PR em cerimônia transmitida pelo…

1 hora ago

Munição é encontrada na Avenida Paraná em Maria Helena

Polícia Militar recolhe cartucho calibre .38 encontrado por morador na tarde de quarta-feira (3)

1 hora ago

Jovens são presos por desobediência e tráfico de drogas no Dom Pedro II

Situação ocorreu após denúncia anônima de venda de substâncias próximo a uma creche e a…

2 horas ago

Ginástica Rítmica da Unipar faz apresentação gratuita de espetáculo no dia 13

Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…

13 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais