Sicred
Instituto Nossa Senhora Aparecida
Redação Publisher do OBemdito

Vacina contra a poliomielite deixa de ser ‘gotinha’ e passa a ser injetável em todo o Brasil

Todas as unidades de saúde de Umuarama já têm doses para completar o ciclo vacinal, que tem quatro fases

Foto: Assessoria PMU
Foto: Assessoria PMU
Vacina contra a poliomielite deixa de ser ‘gotinha’ e passa a ser injetável em todo o Brasil
Redação - OBemdito
Publicado em 30 de setembro de 2024 às 18h08 - Modificado em 30 de setembro de 2024 às 19h56
Gastro Umuarama

Desde esta segunda-feira (30), a vacina oral contra a poliomielite (VOP, também chamada de ‘gotinha’) deixou de ser utilizada em Umuarama, sendo substituída por doses injetáveis (a VIP, vacina inativada poliomielite). Todas as unidades de saúde da cidade já possuem o imunizante e os pais ou responsáveis não precisam se preocupar em aplicar doses de reforço caso já tenham levado seus bebês para receberem a gotinha.

A decisão pela substituição das duas doses de reforço VOP pelas VIP foi do Ministério da Saúde, baseada em critérios epidemiológicos, evidências científicas sobre a vacina e recomendações internacionais para deixar o esquema vacinal ainda mais seguro. “Países como os Estados Unidos e nações europeias já utilizam esquemas vacinais exclusivos com a VIP”, comenta o secretário municipal de Saúde, Edson dos Santos Souza.

A sucessão dos imunizantes no Brasil foi amplamente discutida em Reunião da Câmara Técnica Assessora em Imunizações (CTAI) e recebeu aval do colegiado.

“Foi uma decisão técnica, tomada pelos principais profissionais de saúde do Brasil. O esquema vacinal anterior era composto de três doses da VOP aos 2, 4 e 6 meses e duas doses de reforço da gotinha aos 15 meses e aos 4 anos de idade. A partir de 4 de novembro, a VOP deixa de ser utilizada e o esquema vacinal continua com a VIP aos 2, 4 e 6 meses, além de uma dose de reforço VIP aos 15 meses de idade”, detalha Vitória Todero Uliana, coordenadora do Programa Nacional de imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Umuarama.

Ela detalha que o esquema vacinal com o novo imunobiológico será aos 2 meses (a 1ª dose), aos 4 meses (a 2ª dose), aos 6 meses (a 3ª dose) e aos 15 meses (a dose de reforço). “A substituição das doses já foram providenciadas, no sistema de logística reversa: todas as unidades já devolveram as doses VOP para a Rede de Frio, que será enviada à 12ª Regional de Saúde e agora todas já estão abastecidas com as vacinas VIP”, informa Vitória.

ZÉ GOTINHA FICA

A nova estratégia para uso da VIP é mais um passo na erradicação da poliomielite no Brasil. O país está há 34 anos sem a doença e contabiliza 47 anos de sucesso de uso da VOP nas estratégias de vacinação no combate contra a poliomielite desde que foi introduzida de forma oficial em 1977. “Criado em 1986, o Zé Gotinha é uma marca da luta contra a poliomielite e ele, com toda a sua família, vai continuar trabalhando em prol da imunização”, informa Vitória.

(Reportagem: Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.