Umuaramenses alertam Procon sobre golpe envolvendo Pablo Marçal e Celso Russomano
Vídeos produzidos por Inteligência Artificial já foram feitos utilizando imagem de William Bonner e Luciano Hang
Usuários da internet devem estar sempre alertas às centenas de tentativas de golpe virtuais que, diariamente, surgem principalmente por meio das redes sociais. Para se ter uma ideia, em apenas dois dias o Procon Umuarama (Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor) recebeu mais de 20 consumidores relatando o recebimento de mensagens em nome de Pablo Marçal e Celso Russomano falando sobre a possibilidade de resgate de cashback por uso de cartão de crédito.
De acordo com o secretário Eduardo Ceranto, os depoimentos são os mesmos: pessoas recebem vídeos ‘bastante reais’ produzidos provavelmente por Inteligência Artificial (IA), onde o político e palestrante Pablo Marçal e o apresentador de TV e deputado federal Celso Russomano aparecem anunciando uma ‘oportunidade imperdível’.
As personagens dos vídeos sobre a possibilidade de se conseguir dinheiro de volta (cashback, em inglês) em programa de recompensa que devolve parte do valor gasto em uma compra ou serviço pago com cartão. “O consumidor se ilude e acaba clicando em links suspeitos”, detalha.
Dinheiro fácil, afirma o secretário, não existe. “Mensagens manipuladas por IA podem induzir muita gente ao erro e despertar o desejo de conseguirem algum dinheiro ou vantagem. Mas é preciso ter esta certeza: não existe dinheiro fácil, nem milagres, nem prêmios sensacionais chegando do nada e nem promoções que beiram o absurdo”, relata Ceranto.
O secretário acrescenta: “É preciso ficar cada vez mais atento, já que os especialistas em internet costumam utilizar pessoas famosas para dar credibilidade – há pouco tempo estavam usando o jornalista William Bonner e o empresário Luciano Hang [Havan]”.
Nas mensagens recebidas pelos internautas, Marçal e Russomano afirmam que, para conseguir acesso ao benefício, a pessoa teria que entrar em um site, conversar com um atendente virtual (conhecido como chatbot ) e pagar uma ‘pequena taxa’. “A mensagem diz que o Procon multou as bandeiras dos cartões de crédito (Visa, Master etc.) por ‘terem ocultado 100% de valores dos cashbacks dos consumidores’, o que definitivamente não procede”, garante.
Finalmente Ceranto indica a todas as pessoas que receberem ou de alguma forma tiverem acesso a essas mensagens, que desconsiderem e principalmente que não passem à frente, principalmente a pessoas que não tenham muita experiência ou que se deixam levar facilmente por fake news , por exemplo.
“Não clique em links suspeitos, não baixe aplicativos, não forneça informações e principalmente não faça pix pensando em resgatar recursos financeiros inesperados. E qualquer dúvida, procure o Procon que temos equipe de profissionais preparados para ajudar a todos”, finaliza, acrescentando que o telefone do Procon é o (44) 3621-5600.
(Assessoria PMU)