Foto: PMU
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) promoveu uma reunião descentralizada na sede da Associação de Assistência aos Surdos de Umuarama (Assumu). O encontro abordou uma extensa pauta, incluindo a prestação de contas sobre diversas atividades e convênios.
A reunião começou com uma apresentação da Assumu, conduzida pela diretora Lígia Neves. A apresentação incluiu uma música interpretada em Libras (Língua Brasileira de Sinais) e uma demonstração de taekwondo realizada por alunos da entidade. Fundada em 1974, a Assumu oferece assistência aos surdos de Umuarama. Em 1984, a instituição criou o Centro de Reabilitação Arlete Richa, voltado para a reabilitação dos surdos.
Em 1998, foi aprovada a criação da Escola de Educação Especial Anne Sullivan, que oferece educação infantil, Ensino Fundamental (anos iniciais) e apoio a alunos a partir do 5º ano do ensino regular. Em 2012, a escola passou a se chamar Escola de Educação Bilíngue Anne Sullivan e começou a oferecer Educação para Jovens e Adultos (EJA) na modalidade de Educação Especial. Em 2013, foi autorizado o centro especializado em surdocegueira. A instituição também atende alunos em atividades complementares e em contraturno nas escolas inclusivas.
Sob a presidência de Jéssica Arckanjo Harmatiuk Vieira, a reunião seguiu com a aprovação da ata da reunião anterior, leitura de informes e considerações sobre o 13º Congressul. Também foi comunicada a alteração de endereço do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA).
As prestações de contas abrangeram incentivos para promoção dos direitos da criança e do adolescente, incluindo acesso a produtos de higiene íntima, atenção geral à criança e ao adolescente, incentivo CMDCA, Programa Crescer em Família (acolhimento institucional e familiar), projeto de parque acessível para crianças e adolescentes com deficiência, e ações do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
Além disso, foram discutidas deliberações sobre a destinação direcionada à Associação Vida e Solidariedade do Parque Industrial, a aquisição de ‘flag banner’ para o CMDCA, o parecer da Comissão Temática de Capacitação, Articulação e Comunicação Social sobre a obrigatoriedade das vacinas contra a Covid-19 em crianças e adolescentes, e orientações sobre o uso dos grupos de WhatsApp do CMDCA.
(Com informações PMU)
Uma mulher de 39 anos e sua filha, de 14, ficaram feridas na manhã do…
Um motociclista colidiu em uma defensa metálica da PR-082 e ficou gravemente ferido na tarde…
Um episódio de surto psicótico mobilizou equipes da Polícia Militar (PM) e do Serviço de…
Um jovem empinou uma moto na frente da Polícia Militar (PM) e teve o veículo…
Um roubo em uma barraca de lanches foi registrado na noite de domingo (18) no…
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Este site utiliza cookies
Saiba mais