Assumu recebe reunião do Conselho dos Direitos da Criança e Adolescente
O encontro abordou uma extensa pauta, incluindo a prestação de contas sobre diversas atividades e convênios
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) promoveu uma reunião descentralizada na sede da Associação de Assistência aos Surdos de Umuarama (Assumu). O encontro abordou uma extensa pauta, incluindo a prestação de contas sobre diversas atividades e convênios.
A reunião começou com uma apresentação da Assumu, conduzida pela diretora Lígia Neves. A apresentação incluiu uma música interpretada em Libras (Língua Brasileira de Sinais) e uma demonstração de taekwondo realizada por alunos da entidade. Fundada em 1974, a Assumu oferece assistência aos surdos de Umuarama. Em 1984, a instituição criou o Centro de Reabilitação Arlete Richa, voltado para a reabilitação dos surdos.
Em 1998, foi aprovada a criação da Escola de Educação Especial Anne Sullivan, que oferece educação infantil, Ensino Fundamental (anos iniciais) e apoio a alunos a partir do 5º ano do ensino regular. Em 2012, a escola passou a se chamar Escola de Educação Bilíngue Anne Sullivan e começou a oferecer Educação para Jovens e Adultos (EJA) na modalidade de Educação Especial. Em 2013, foi autorizado o centro especializado em surdocegueira. A instituição também atende alunos em atividades complementares e em contraturno nas escolas inclusivas.
Sob a presidência de Jéssica Arckanjo Harmatiuk Vieira, a reunião seguiu com a aprovação da ata da reunião anterior, leitura de informes e considerações sobre o 13º Congressul. Também foi comunicada a alteração de endereço do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA).
As prestações de contas abrangeram incentivos para promoção dos direitos da criança e do adolescente, incluindo acesso a produtos de higiene íntima, atenção geral à criança e ao adolescente, incentivo CMDCA, Programa Crescer em Família (acolhimento institucional e familiar), projeto de parque acessível para crianças e adolescentes com deficiência, e ações do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
Além disso, foram discutidas deliberações sobre a destinação direcionada à Associação Vida e Solidariedade do Parque Industrial, a aquisição de ‘flag banner’ para o CMDCA, o parecer da Comissão Temática de Capacitação, Articulação e Comunicação Social sobre a obrigatoriedade das vacinas contra a Covid-19 em crianças e adolescentes, e orientações sobre o uso dos grupos de WhatsApp do CMDCA.
(Com informações PMU)