Umuarama

Prefeitura de Umuarama apresenta resultados de projeto de auditoria em evento do TCE

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) realizou há alguns dias o curso sobre o ‘Prestação de Contas Anual dos Prefeitos – PCA’, sistema que as prefeituras devem ter para a apresentar dados ao Programa de Avaliação de Contas Municipais de Governo (ProGov). Umuarama foi representada pela equipe de profissionais da Controladoria Interna Municipal no evento que lotou o auditório do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-PR), em Curitiba.

Segundo o controlador interno Daniel Dutra de Souza, Umuarama apresentou sua experiência ao realizar o projeto, desenvolvido em parceria com o TCE, que faz a gestão de informações que contribuem com a melhoria das políticas públicas locais, principalmente em áreas como educação, saúde, assistência social, administração financeira, previdência e transparência.

“Para nós foi uma honra podermos expor o projeto para mais de 350 servidores públicos – em sua maior parte, controladores internos de municípios paranaenses”, registrou.

Acompanhado do assessor de controle interno, Leonardo Onishi, e dos contadores Anderson Martins e Claudecir Oliveira, Souza comentou que o evento foi organizado pela Escola de Gestão Pública (EGP) do TCE-PR para que os participantes tomassem contato com as inovações introduzidas por duas recentes publicações do TCE-PR: a Instrução Normativa nº 185/24, que atualizou a sistemática da Prestação de Contas Anual (PCA) dos prefeitos; e a Nota Técnica nº 29/2024, emitida pela Coordenadoria-Geral de Fiscalização (CGF) da Corte para estabelecer os procedimentos de análise da consistência de dados das referidas PCAs. “Sem dúvida um evento técnico de importantíssimo para a gestão pública”, pontuou.

A abertura do encontro teve a presença do coordenador-geral de Fiscalização do TCE-PR, Djalma Riesemberg Junior; do coordenador do ProGov, Eduardo Schnorr; do coordenador de Gestão Municipal (CGM) da Casa, Levi Rodrigues Vaz, e pelo vice-presidente do TCE-PR, conselheiro Ivens Linhares.

“O Tribunal de Contas do Paraná elogiou todas as propostas e experiências, destacando a importância de ações como essa para promover o desenvolvimento das administrações municipais, garantindo a correta aplicação dos recursos públicos”, finalizou o Controlador Interno.

(Com informações PMU)

Redação

Recent Posts

Homem é esfaqueado após discussão com cunhado em Umuarama

Homem de 36 anos foi esfaqueado após uma discussão com o cunhado no Conjunto Sonho…

11 minutos ago

Suspeito de tráfico de drogas e foragido são presos no Jardim União, em Umuarama

Suspeito de tráfico de drogas e homem com mandado de prisão são detidos pela PM…

30 minutos ago

Avião que seguia para Curitiba cai no litoral de SC; duas pessoas ficam gravemente feridas

Duas pessoas ficaram gravemente feridas após a queda de um avião de pequeno porte na…

13 horas ago

Criminosos furtam cerca de 750 quilos de sal mineral de depósito em Cafezal do Sul

Um furto de grandes proporções mobilizou a Polícia Militar na tarde desta segunda-feira (6), em…

13 horas ago

Jovem perde o controle de carro e bate em poste em frente ao 25º BPM, em Umuarama

Uma jovem de 18 anos escapou sem ferimentos após perder o controle do carro e…

13 horas ago

Casos de violência doméstica mobilizam a Polícia Militar em Umuarama e Altônia

Duas ocorrências de violência doméstica registradas nesta segunda-feira (6) mobilizaram equipes da Polícia Militar em…

14 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais