Enfermeira de Umuarama que estava na UTI recebe alta e segue se recuperando em casa
Rafaella ainda não fez a cirurgia para a retirada do cisto que está no cérebro e, por isso, continua com acompanhamento médico
Nesta sexta-feira (6) a enfermeira Rafaella Guedes de Livio Naves, de 24 anos, recebeu alta hospitalar. Ela foi internada na UTI, onde permaneceu por 13 dias, após passar mal no final de seu plantão no Pronto Atendimento Municipal de Umuarama.
Era por volta das 12h quando Rafaella teve autorização para ir para casa, onde segue se recuperando e ainda manterá acompanhamento médico. OBemdito conversou hoje com a mãe da jovem, Agnes Naves, que informou que a filha foi submetida a duas cirurgias no período em que esteve hospitalizada.
Após diversos exames os médicos localizaram um cisto no cérebro da enfermeira. O primeiro procedimento cirúrgico serviu para implantar um dreno emergencial no cérebro. A segunda cirurgia ocorreu para a colocação de uma válvula para drenar o líquor (líquido produzido nos ventrículos laterais no interior do cérebro).
De acordo com Agnes, o líquor estava se acumulando devido ao cisto, que obstruiu um dos ventrículos e ocasionou todo o episódio. A mãe ressaltou que a válvula permanecerá por tempo indeterminado no local onde foi implantada. Agnes também explicou que neste momento o cisto não pode ser removido. “Os médicos irão estudar a melhor forma de ser retirado a longo prazo”, disse.
AGRADECIMENTOS
Rafaella e sua mãe aproveitaram para agradecer as milhares de orações recebidas. “Ela está muito feliz em estar em casa e agradecida a Deus por ter superado até agora todas as dificuldades. Como uma mulher de muita fé em Deus, tudo isso que ocorreu logo ficará no passado e ela testemunhará o milagre em sua vida”, afirmou Agnes.
As duas também agradeceram a equipe de médicos, de enfermagem e aos demais funcionários de todos setores da Norospar pelo atendimento cuidadoso e carinhoso que receberam.