Sicred
Instituto Nossa Senhora Aparecida
Rodrigo Mello Publisher do OBemdito

Sabatinas feitas por OBemdito contaram com a participação de 4 dos 5 candidatos a prefeito de Umuarama

Candidatos foram questionados sobre o plano de governo e assuntos prioritários para a população

Foto: Reprodução/OBemdito
Foto: Reprodução/OBemdito
Sabatinas feitas por OBemdito contaram com a participação de 4 dos 5 candidatos a prefeito de Umuarama
Rodrigo Mello - OBemdito
Publicado em 6 de setembro de 2024 às 17h42 - Modificado em 6 de setembro de 2024 às 20h17
Gastro Umuarama
Atlanta Pneus

A série de sabatinas com os candidatos à Prefeitura de Umuarama promovida pelo site OBemdito foi encerrada nesta sexta-feira (6). Entre os cinco postulantes ao cargo, apenas Hermes Pimentel (Progressistas), atual vice-prefeito, não participou da entrevista, justificando um compromisso pré-agendado. No mesmo horário, contudo, Pimentel realizou uma transmissão ao vivo em sua página de campanha.

Os demais candidatos – Luciano Machado (PT), Fernando Scanavaca (Republicanos), Marcelo Adriano (Cidadania/PSDB) e Marcelo Nelli (PL) – participaram da sabatina, abordando temas prioritários como saúde, educação, desenvolvimento econômico, emprego e renda, transporte público, transparência na gestão, além de temas ligados ao processo político como formação de alianças, relações políticas, processos judiciais e preparo para a função.

Luciano Machado

O primeiro a ser sabatinado foi Luciano Machado (PT), na segunda-feira (2), que fez um resumo de seu plano de governo defendendo propostas ligadas a políticas públicas para minorias, programas de apoio a mães estudantes do ensino superior, incentivos para jovens empreendedores e melhorias na mobilidade urbana.

Machado também falou sobre transporte público com tarifa zero, construção de mais unidades habitacionais, descentralização do atendimento de saúde, além de iniciativas nas áreas de cultura, esporte, lazer e assistência social. O candidato ainda explicou como pretende usar suas aparições em entrevistas, nas redes sociais e o horário eleitoral gratuito para se tornar mais próximo do eleitor. (Confira aqui).

Fernando Scanavaca

Na terça-feira (3), foi a vez de Fernando Scanavaca (Republicanos), que defendeu a modernização dos órgãos públicos, reforma fiscal, ampliação de serviços nas áreas de saúde e educação, e a criação de uma Secretaria Municipal da Juventude, destinada a promover o protagonismo jovem e fomentar a formação de novas lideranças e também o desenvolvimento sustentável.

Além disso, destacou seu retorno à política, sua opção por não fazer alianças políticas e a necessidade de a cidade eleger representantes tanto na Assembleia Legislativa do Paraná quanto na Câmara dos Deputados em Brasília. (Confira aqui).

Marcelo Adriano

Na quarta-feira (4), foi a vez de Marcelo Adriano da Federação (Cidadania/PSDB), que defendeu a necessidade de uma mudança na matriz econômica da cidade, com foco na atração de indústrias, a instalação e os reflexos da ZPE (Zona de Processamento de Exportação), a otimização dos serviços, diminuição das estruturas e cargos comissionados, transporte público, estacionamento rotativo, melhorias no atendimento da saúde e salários dos professores.

O candidato também destacou questões políticas, sua relação com o candidato Hermes Pimentel, de quem foi secretário de Indústria e Comércio, e a situação do aeroporto de Umuarama, que passou a ter voos regulares durante sua gestão na pasta. (Confira aqui).

Marcelo Nelli

Na quinta-feira (5), foi a vez de Marcelo Nelli. O candidato propôs ser o “prefeito da Saúde”, investindo na atenção às pessoas que dependem da saúde pública. Nelli defendeu a criação de uma estrutura para acompanhar as demandas judiciais relacionadas à área e criticou a demora no atendimento de pacientes que aguardam consultas com especialistas. Falou ainda sobre o repasse de recursos para os hospitais e prometeu modernizar toda a rede de saúde do município, com foco em áreas de maior vulnerabilidade.

O candidato também respondeu a questionamentos sobre seu retorno à política, após ter ficado inelegível por três anos em decorrência de um processo de improbidade administrativa ocorrido em 2010. Ele defendeu sua candidatura e reafirmou que não deverá desistir para apoiar outro candidato. (Confira aqui).

Pimentel não comparece

O vice-prefeito e candidato Hermes Pimentel, que seria o último a ser sabatinado, não compareceu. Em nota, afirmou que compreendia a importância do debate, mas que, por conta de um compromisso pré-agendado, não pôde estar presente.

As regras das sabatinas foram definidas no último dia 29, durante reunião com todos os representantes das campanhas. Naquele momento, o representante legal de Pimentel confirmou sua participação.

Embora tenha alegado problemas com a agenda, no mesmo horário, Pimentel fez uma live na página de sua campanha, deixando de lado a oportunidade de apresentar seus projetos e planos de governo aos eleitores. Juntas, as duas redes de OBemdito, onde as sabatinas foram transmitidas, somam quase 200 mil seguidores.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.