Instituto Nossa Senhora Aparecida
Sicred
Rodrigo Mello Publisher do OBemdito

Scanavaca defende chapa pura e promete foco no desenvolvimento de Umuarama

Em seu plano de governo, que tem 88 páginas, o candidato dá ênfase à modernização dos órgãos públicos, reforma fiscal, ampliação de serviços nas áreas de saúde, educação e desenvolvimento sustentável

Foto: Leonardo Revesso/OBemdito
Scanavaca defende chapa pura e promete foco no desenvolvimento de Umuarama
Rodrigo Mello - OBemdito
Publicado em 3 de setembro de 2024 às 18h15 - Modificado em 4 de setembro de 2024 às 09h24
Gastro Umuarama
Atlanta Pneus

Fernando Scanavaca, candidato do Republicanos à Prefeitura de Umuarama, optou por disputar a eleição com chapa pura, sem alianças com outros partidos. Durante entrevista realizada por OBemdito, nesta terça-feira (3), ele afirmou que a decisão foi motivada por princípios de “moralidade política”. O candidato foi o segundo entrevistado na série de sabatinas iniciada nesta semana.

Segundo Scanavaca, os partidos que o procuraram antes das convenções partidárias, que definiram as candidaturas, queriam apoiá-lo em troca de secretarias e cargos na administração municipal.

“Eu não concordei, eu queria discutir Umuarama, eu queria discutir o futuro desta cidade. Foi por isso que, depois de ter finalizado o meu mandato de deputado, fiquei parado, para que pudéssemos ter pessoas interessadas no desenvolvimento, mas, infelizmente, ninguém quis discutir a cidade; todos queriam apenas discutir quantos cargos teriam e as pessoas que seriam indicadas”, declarou.

O candidato afirmou que retornou à política após desistir de um quarto mandato na Assembleia Legislativa do Paraná, em 2018, devido à falta de opções que pudessem “retomar o desenvolvimento e o protagonismo regional que Umuarama teve no passado”.

“Eu sempre prezei para que esta cidade pudesse ser a cidade que todos nós queremos e da qual temos orgulho. É por isso que acabei voltando a ser candidato a prefeito, para que nós, moradores, possamos ter futuro e orgulho de morar em Umuarama”, justificou.

Propostas para Umuarama

Caso eleito, Scanavaca pretende lutar para que a cidade eleja ao menos dois deputados, um estadual e um federal, com o objetivo de ampliar a representação de Umuarama em Curitiba e Brasília e atrair mais recursos e obras para o município.

“Farei com que a sociedade de Umuarama discuta um nome, que não será o do prefeito Fernando Scanavaca, mas sim da sociedade, dos formadores de opinião e das pessoas que querem o bem desta cidade”, afirmou.

Whatsapp Image 2024 09 03 At 11.25.32
Foto: Leonardo Revesso/OBemdito

Plano de governo

O plano de governo de Scanavaca pode ser descrito como abrangente e detalhado, com ênfase na modernização dos órgãos públicos, reforma fiscal, ampliação de serviços nas áreas de saúde, educação e desenvolvimento econômico sustentável, além da criação e ampliação de estruturas de apoio para os mais necessitados e para a formação de novas lideranças. O documento, que contém 88 páginas, é o mais completo entre os cinco candidatos à prefeitura de Umuarama.

Reforma fiscal

Entre as principais propostas, o candidato destaca a reforma fiscal, visando a sustentabilidade financeira do município através de uma gestão responsável e eficiente, sem aumentar a carga tributária para os trabalhadores e pequenos empresários.

“Todos os planos fiscais de Umuarama foram para subir imposto. Eu farei para baixar. Precisamos rever alguns impostos, porque o cidadão está cansado de pagar. Eu sou um pagador de impostos, por isso, às vezes, sou muito rígido com o dinheiro público, porque sei a dificuldade que tem um trabalhador, um microempresário”, justificou.

Educação

Conhecido por ter revolucionado a educação durante seus mandatos anteriores como prefeito, Scanavaca promete melhorar o sistema de fila única dos CMEIs e, se necessário, comprar vagas na rede privada para atender à demanda por creches.

Ele também planeja expandir a Educação em Tempo Integral para dez escolas, frente às quatro atuais, além de melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de Umuarama, que em 2023 ficou abaixo do esperado em comparação com outras cidades da região.

De acordo com os dados divulgados em agosto, Umuarama obteve a nota 6,3, maior que a de 2021, que era 5,9, mas menor que a de cidades como Cruzeiro do Oeste (6,8), Douradina (6,5) e Nova Olímpia, que chegou a 7,2.

“Quando eu era prefeito, avaliávamos nossos alunos para ver se estavam aprendendo ou não. Nós fazíamos nosso IDEB municipal. É muito ruim o que está acontecendo em Umuarama. Eu vou sentar com os diretores e professores, porque o futuro da nossa juventude e das nossas crianças está nas mãos das escolas municipais”, destacou.

Saúde

Na saúde, Scanavaca propõe a criação de uma Escola de Educação Permanente para capacitar continuamente os profissionais do setor, além de realizar concursos públicos para médicos, enfermeiros e odontólogos. Ele também pretende informatizar o atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (PA24h) e implantar o serviço de telemedicina.

“Quero informatizar para que as pessoas possam marcar consultas pelo celular. O usuário vai marcar a consulta pelo celular, como faz com os convênios. Precisamos dar a mesma qualidade de atendimento que aquelas pessoas mais favorecidas têm”, destacou.

Outra proposta é a criação de um Pronto Atendimento Infantil para facilitar o atendimento a crianças. “Quero atender aqueles pais e mães que, às vezes, às 8h da noite, têm o filho ou a filha com febre, diarreia ou vômito, vão para o PA e entram numa fila, sendo atendidos às 11h da noite”, relatou.

Whatsapp Image 2024 09 03 At 11.24.28

Juventude

Para a juventude, Scanavaca pretende criar uma Secretaria Municipal da Juventude, destinada a promover o protagonismo jovem e fomentar a formação de novas lideranças. “A parte de tecnologia estaria ligada a essa secretaria, bem como as ideias e os projetos. O que me preocupa com o jovem é o futuro dele, porque, hoje, infelizmente, a juventude está sem cidadania e sem limites”, afirmou.

Desenvolvimento econômico

No campo econômico, o candidato pretende transformar Umuarama em um centro de inovação tecnológica, promovendo a criação de um hub de inovação e atraindo investimentos para o Parque Tecnológico da cidade.

Além de ser uma cidade universitária, com formação de conhecimento científico e mão de obra qualificada, Umuarama também pode se destacar como um potencial centro de novas tecnologias.

“Quem conhece Pato Branco sabe o que aquela cidade se tornou; tem indústrias multinacionais investindo no município. Tem uma empresa aqui de Umuarama que vai voltar para a cidade com um projeto de câmeras de segurança. Vamos investir em novas tecnologias para gerar empregos”, detalhou.

Agricultura

Responsável pela criação de diversos programas na área da agricultura durante as duas gestões em que governou a cidade, Scanavaca prevê também, fortalecer a agricultura familiar, promovendo a diversificação da produção através de projetos como o Mais Frutas, que deverá incentivar a renda das famílias por meio da fruticultura.

“Nosso problema é que precisamos acertar a venda. O produtor sabe produzir. Temos que fazer com que as redes de supermercado comprem desse produtor, porque não é justificável trazer essa fruta de Curitiba, se produzimos aqui em Umuarama”, argumentou.

Histórico:

Natural de Oriente, São Paulo, Fernando Scanavaca tem 70 anos. Casado, é pai de dois filhos. Graduou-se em Engenharia Mecânica, na cidade de Bauru (SP). Ingressou na política em 1996, elegendo-se prefeito de Umuarama, tendo obtido nova vitória em 2000.

Na eleição de 2006, concorreu a deputado estadual e ficou como primeiro suplente do PDT, ocupando a cadeira na Assembleia Legislativa (Alep) em 2008, na vaga deixada por Edgar Bueno, que renunciou ao cargo para assumir a prefeitura de Cascavel, no oeste do Estado. Na época, obteve 30.718 votos.

Em 2010, quando participou novamente das eleições, já no mandato de deputado, foi eleito com 48.369 votos, sendo reeleito em 2014, com 35.905 sufrágios. Em 2018, desistiu da candidatura para cuidar de projetos pessoais.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.