Instituto Nossa Senhora Aparecida
Sicred
Rodrigo Mello Publisher do OBemdito

Marcelo Adriano propõe mudança na economia de Umuarama e defende atração de indústrias

Com um plano de governo enxuto, ele promete centralizar suas forças na otimização dos serviços e na diminuição das estruturas e cargos comissionados

Foto: Danilo Martins/OBemdito
Marcelo Adriano propõe mudança na economia de Umuarama e defende atração de indústrias
Rodrigo Mello - OBemdito
Publicado em 4 de setembro de 2024 às 18h41 - Modificado em 4 de setembro de 2024 às 21h41
Gastro Umuarama
Atlanta Pneus

O candidato a prefeito de Umuarama, Marcelo Adriano (Cidadania/PSDB), defendeu a necessidade de uma mudança na matriz econômica da cidade, com foco na atração de indústrias. As declarações foram feitas durante sabatina promovida nesta quarta-feira (4) por OBemdito. O empresário, que disputa a Prefeitura, tendo como vice Adriano Chiapetti, já atuou como secretário de Indústria e Comércio na gestão de Hermes Pimentel

Marcelo argumenta que Umuarama tem um potencial econômico pouco explorado e que a industrialização é a chave para alavancar o desenvolvimento. “Precisamos substituir a matriz econômica da cidade, que hoje está baseada na indústria, mas não tem sido suficiente. Temos o projeto da ZPE [Zona de Processamento de Exportação], que poderá atrair novas indústrias oferecendo incentivos fiscais, como isenção de impostos. É assim que vamos gerar mais empregos”, afirmou.

Segundo o candidato, a renda per capita de Umuarama está entre as mais baixas do Paraná, e é necessário criar oportunidades que possam mudar essa realidade. “A média de ganho dos trabalhadores aqui é uma das menores do estado. Só com indústrias e agroindústrias vamos conseguir melhorar. Umuarama não tem laticínios, frigoríficos ou fecularias. Precisamos trazer esses investimentos para cá”, disse.

A ZPE, projetada para ocupar uma área de 80 alqueires na saída para Maria Helena, é vista por ele como uma oportunidade de gerar até 10 mil empregos inicialmente. Além disso, ele propõe melhorias no Programa de Desenvolvimento Econômico de Umuarama (PRODEU), que oferece terrenos públicos para a instalação de indústrias.

“No passado, houve problemas com a regularização dos terrenos. Hoje, temos mais de 150 empresas que não conseguem obter a escritura definitiva. Precisamos estabelecer um sistema de cessão de uso por dez anos e, depois, parcelar a venda desses terrenos para que os empresários possam adquirir as escrituras definitivas”, sugeriu.

Whatsapp Image 2024 09 04 At 11.31.14 (1)
Foto: Danilo Martins/OBemdito

Relação com Hermes Pimentel

Ex-secretário de Pimentel, Adriano negou qualquer rompimento com o atual candidato. Boatos indicam que ele teria saído como candidato após não ser escolhido como vice na chapa de Pimentel, mas o empresário rechaçou essa hipótese.

“Trabalhei com Pimentel por quase dois anos, mas sempre tive o desejo de ter meu próprio projeto político. Somos amigos particulares, irmãos de acampamento, mas política é outra coisa”, afirmou.

Corte de cargos comissionados

Com um plano de governo enxuto e com apenas quatro páginas (disponível no fim da reportagem e também no DivulgaCand da Justiça Eleitoral), Marcelo Adriano promete centralizar suas forças na otimização dos serviços públicos e na diminuição das estruturas e cargos comissionados.

“Hoje, a prefeitura de Umuarama está inchada. Precisamos urgentemente cortar cargos comissionados. Precisamos fazer um enxugamento da máquina pública. A máquina está inchada e gastando muito. Temos que gastar com o que é prioridade. Saúde é prioridade, a reforma da praça vem depois”, afirmou.

Transporte Público

Apesar de não constar em seu plano de governo, Marcelo Adriano afirma que dará atenção especial a dois gargalos existentes atualmente: o transporte público urbano, que é caro e ineficiente, e também o estacionamento rotativo regulamentado.

Segundo ele, a precarização do transporte começou há dez anos, quando foi desregulamentada a integração das linhas que era feita no terminal urbano. “Umuarama cresceu, hoje tem muitos bairros. Quem vinha do Jabuticabeiras e ia para o Parque Industrial pagava antes apenas um bilhete; depois dessa trágica situação, precisa pagar dois”, afirmou.

Atualmente, conforme o candidato, a empresa que gere o serviço estaria recebendo cerca de R$ 9 milhões em subsídios, o que poderia viabilizar, inclusive, o Programa Tarifa Zero. “Com esse dinheiro todo, com certeza vamos estudar a implantação do Tarifa Zero. Se está sendo possível fazer esse repasse, com um pouco mais conseguimos viabilizar o programa”, planejou.

Estacionamento Rotativo

Sobre o estacionamento rotativo, Marcelo Adriano defende que seja implantado o sistema que já estava em estudo no governo de Pimentel e que ele seja gerido por uma autarquia municipal. Questionado sobre o motivo de a cidade ainda permanecer sem um estacionamento regulamentado, o que tem prejudicado os comerciantes, disse que a falta da Zona Azul é culpa da ineficiência das gestões anteriores.

“Isso se chama ineficiência. O projeto é bom, eu acompanhei. Vamos seguir essa linha de municipalização e contratação de uma empresa que preste o serviço ao município, e a sobra desse dinheiro será investida na saúde, educação e nas entidades assistenciais do município”, explicou.

Saúde

Na saúde, o candidato, que passou por um transplante de rim em 2020 e sofre de diabetes, afirmou que pretende fornecer a toda a população os medicamentos que compõem a lista RENAME (Relação Nacional de Medicamentos Essenciais), ampliar o atendimento de especialidades nos centros municipais de saúde, diminuindo o tempo de espera para consultas com especialistas.

“Nossa proposta é consulta com especialista em até 7 dias. Hoje temos bons especialistas, mas a população não está sendo atendida. Na região está sendo atendida. Não dá mais para a pessoa ir ao posto de saúde, o clínico geral te encaminha para um especialista, e você fica seis meses, um ano ou até mais esperando por consulta. Se o médico te encaminhou para um especialista, é porque seu problema de saúde requer atenção. Não tem como esperar todo esse tempo”, pontuou.

Whatsapp Image 2024 09 04 At 11.31.14

Educação

Na educação, o candidato afirma que pretende melhorar a infraestrutura escolar de todos os colégios, investir na formação de professores e garantir a valorização dos profissionais do magistério. Questionado sobre o projeto de lei que alterou o piso do magistério municipal em 2023, Marcelo Adriano, que é professor, disse não concordar com a alteração.

O projeto, que mexeu no plano de cargos e salários dos professores, era de autoria do Executivo, na época sob o comando de Hermes Pimentel, e foi aprovado pela Câmara de Vereadores sob muitos protestos.

“Nós vamos pagar o piso nacional do magistério. Se é lei, vamos cumprir a lei. Eu torço para que aquela sessão da Câmara que envolve um vereador e um suplente seja anulada e que possamos ter um novo projeto para o magistério de Umuarama”, disse.

Aeroporto Regional

Durante a sabatina, o candidato também falou sobre a situação do Aeroporto Regional Orlando de Carvalho. Na sua gestão na Secretaria de Indústria e Comércio, o aeroporto passou a operar com voos comerciais e também viabilizou a instalação de equipamentos como o Papi (Precision Approach Path Indicator).

Questionado sobre a economia gerada após o rompimento do contrato com a empresa Infracea, que era contratada para gerir o aeroporto e custava R$ 128 mil mensais aos cofres públicos, afirmou que a atual gestão sepultou a possibilidade de o local ter voos maiores.

“É uma economia burra. Precisamos parar de pensar pequeno. Faz 40 anos que estão pensando pequeno com Umuarama. Para ter voo com avião de 70 passageiros, precisa de investimento. É só olhar para Guarapuava e Pato Branco, onde os voos estão funcionando. A Azul nunca vai descer em Umuarama com aquela equipe que está lá, eles precisam de profissionais. O pessoal que está à frente do aeroporto não tem condições técnicas para isso, são funcionários”, disse.

Histórico

Natural de Xambrê, o empresário Marcelo Adriano Lopes da Silva tem 45 anos. Casado com uma professora, tem 3 filhos. Formado em História, atua no setor de comunicação. É fundador da franquia da Revista Saúde. Em 2020, passou por um transplante de rim, depois de anos fazendo hemodiálise.

Apesar de estar disputando a prefeitura pela primeira vez pela Federação Cidadania/PSDB, já foi candidato a deputado estadual nas eleições de 2018. Na época, fez 14.797 votos, dos quais 6.523 em Umuarama.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.