Sicred
Instituto Nossa Senhora Aparecida
Redação Publisher do OBemdito

Propriedades rurais ganham curvas de nível em projeto da Secretaria de Agricultura e da UEM

Acadêmicos da disciplina de Topografia da UEM câmpus Umuarama são os executores do programa

Fotos: Assessoria PMU
Fotos: Assessoria PMU
Propriedades rurais ganham curvas de nível em projeto da Secretaria de Agricultura e da UEM
Redação - OBemdito
Publicado em 6 de setembro de 2024 às 19h15 - Modificado em 6 de setembro de 2024 às 19h15
Gastro Umuarama
Atlanta Pneus

Uma parceria entre a Secretaria Municipal de Agricultura e a Universidade Estadual de Maringá (UEM) campus Umuarama, leva apoio a produtores rurais cadastrados em programas da prefeitura, a possibilidade de realizar gratuitamente serviços de marcação de curva de nível em suas propriedades. O trabalho faz parte de estudos práticos da disciplina de topografia do curso de Agronomia da instituição de ensino.

Neste momento ao menos 10 acadêmicos fazem parte do projeto, que tem como objetivo aprimorar os conhecimentos técnicos adquiridos em sala de aula durante a graduação. “Conforme a viabilidade e a demanda, pretendemos aumentar o número de alunos, pois desta forma todos saem ganhando: o acadêmico, que tem acesso à prática, e o agricultor, que recebe um serviço importantíssimo sem custos ou com custos reduzidos, conforme o caso”, explica o secretário Waltinho Sucupira.

O engenheiro agrônomo Fabio Cesar Pereira Souza, da Secretaria Municipal de Agricultura, conta que a curva de nível, também chamada de terraço ou curva de contorno, é uma técnica de conservação muito utilizada em áreas com declive para reter a água da chuva em terrenos de cultivo e com isso promover a proteção do solo e áreas de nascentes.

“Na prática, trata-se da construção de linhas horizontais, canais ou aterros, no sentido transversal à inclinação do terreno, com espaçamentos dimensionados para diminuir o fluxo da água e minimizar a remoção de nutrientes e sedimentos”, detalha.

Já o professor Tárcio Rocha Lopes, da UEM, informa que além de evitar a perda de matéria orgânica e minerais do solo, as curvas de nível apresentam outras vantagens. “As principais delas são controlar a erosão e reter a água da chuva em uma linha de curvas, segurando parte da superfície do solo. Quando não se tem a curva de nível, com a chegada da chuva, toda parte fértil (a camada superficial do solo) é arrastada pela água, desta forma elas evitam que o produtor – e suas terras – sofram perdas”, orienta.

Ainda segundo o engenheiro agrônomo Fabio Souza, caso mais produtores agrícolas tenham interesse em participar do projeto ou para obter mais informações sobre o serviço de curvas de nível, basta entrar em contato com a Secretaria de Agricultura pelo telefone (44) 3621-4141 ou (44) 98823-0242.

(Reportagem: Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.